Publicidade
Pelo menos 10 pessoas foram mortas em um tiroteio em uma escola de educação para adultos no centro da Suécia nesta terça-feira (4), disseram as autoridades. O primeiro-ministro sueco chamou de um dia doloroso para o país.
Acredita-se que o atirador esteja entre os feridos e uma busca continua na escola por mais possíveis vítimas, disse um porta-voz da polícia em uma coletiva de imprensa. O motivo do crime não era conhecido de imediato.
A polícia disse em um comunicado que havia aberto uma investigação sobre tentativa de homicídio, incêndio criminoso e crime com arma de fogo, e um porta-voz disse em uma coletiva de imprensa que os policiais se depararam com fumaça quando entraram na cena do crime.
“Quando se trata de dizer algo mais sobre o autor do crime, ainda é muito cedo. A operação está em andamento e, sem dúvida, isso ficará mais claro. Mas estamos trabalhando intensamente neste momento”, disse aos repórteres o chefe da polícia local, Roberto Eid Forest.
O diário Aftonbladet e as emissoras SVT e TV4, citando fontes anônimas, disseram que “várias pessoas” foram mortas.
“Dia doloroso”
“É um dia muito doloroso para toda a Suécia”, disse o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, no X.
Continua depois da publicidade
“Meus pensamentos estão (também) com todos aqueles cujo dia escolar normal foi transformado em medo. Ficar trancado em uma sala de aula temendo por sua vida é um pesadelo que ninguém deveria ter que experimentar.”
O ataque ocorreu em Orebro, a cerca de 200 km a oeste de Estocolmo, na escola Risbergska para adultos que não concluíram sua educação formal ou não obtiveram as notas necessárias para continuar no ensino superior. Ela está localizada em um campus que também abriga escolas para crianças.
Maria Pegado, 54 anos, professora da escola, disse que alguém abriu a porta de sua sala de aula logo após o intervalo do almoço e gritou para que todos saíssem.
Continua depois da publicidade
“Levei todos os meus 15 alunos para o corredor e começamos a correr”, disse ela à Reuters por telefone. “Então ouvi dois tiros, mas conseguimos sair. Estávamos perto da entrada da escola.”
“Vi pessoas arrastando feridos para fora, primeiro um, depois outro. Percebi que era muito sério”, disse ela.
Nenhum policial ficou ferido no tiroteio, segundo a polícia. Ambulâncias, serviços de resgate e a polícia estavam no local, disse um porta-voz dos serviços de resgate locais.
Continua depois da publicidade
Um porta-voz do hospital disse à Reuters que, dos cinco pacientes internados no Hospital Universitário de Orebro, um teve ferimentos leves e quatro foram operados. Dois desses últimos saíram da cirurgia e estavam estáveis, enquanto um apresentava ferimentos graves. O porta-voz disse que não tinha informações sobre a quarta pessoa operada.
A polícia disse que os alunos foram mantidos na escola que foi alvo do ataque e em outras escolas próximas.
O ministro da Justiça da Suécia, Gunnar Strommer, disse à Reuters que o governo estava em contato próximo com a polícia e que estava acompanhando de perto os acontecimentos.
Continua depois da publicidade
Onda
A Suécia vem enfrentando uma onda de tiroteios e atentados a bomba causados por um problema endêmico de crimes de gangues, embora ataques fatais em escolas ainda sejam raros.
Dez pessoas foram mortas em sete incidentes de violência mortal em escolas entre 2010 e 2022, de acordo com o Conselho Nacional Sueco para Prevenção de Crimes.
Em um dos crimes de maior repercussão na última década, um agressor mascarado de 21 anos, agindo por motivos racistas, matou um assistente de professor e um menino e feriu outros dois em 2015.
Continua depois da publicidade
(Com Reuters)