Publicidade
Um ataque russo matou cinco civis e feriu mais de 30 na cidade de Izium, na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, destruindo parcialmente o prédio do conselho municipal, disseram autoridades nesta terça-feira (4).
As forças russas atingiram o distrito central da cidade usando um míssil balístico, disse o governador Oleh Syniehubov no Telegram, citando informações preliminares.
Uma menina de 15 anos estava entre os feridos e três pessoas estavam sendo operadas após o ataque, acrescentou.
“Essa brutalidade não pode ser tolerada. A pressão máxima deve ser aplicada à Rússia — por meio de força militar, sanções e diplomacia — para acabar com o terror e proteger vidas”, afirmou o presidente Volodymyr Zelenskiy no X.
As equipes de resgate continuavam a trabalhar no local, acrescentou.
Syniehubov disse que não havia instalações militares na área. O míssil atingiu diretamente o prédio administrativo e danificou outro, além de blocos residenciais, acrescentou.
Continua depois da publicidade
Izium foi ocupada pelas forças russas no início da invasão em grande escala da Ucrânia por Moscou, que agora se aproxima de seu aniversário de três anos, e sofreu uma destruição generalizada.
Depois que a cidade foi libertada, as autoridades ucranianas disseram ter encontrado valas comuns e acusaram a Rússia de crimes de guerra, o que Moscou nega.