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Tesla implanta correção para 1,2 milhão de veículos na China por riscos de segurança

Um problema na direção decorre de um problema de software que pode causar falha no sistema de direção elétrica, disse o governo local

Bloomberg

FOTO DE ARQUIVO: Pessoas passam por veículos elétricos da Tesla (EV) no centro de entrega da montadora em Pequim, China, em 8 de janeiro de 2025. REUTERS/Florence Lo/Foto de Arquivo.
FOTO DE ARQUIVO: Pessoas passam por veículos elétricos da Tesla (EV) no centro de entrega da montadora em Pequim, China, em 8 de janeiro de 2025. REUTERS/Florence Lo/Foto de Arquivo.

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A Tesla vai lançar uma atualização de software para cerca de 1,2 milhão de carros na China — cerca de metade da frota vendida no país — para corrigir problemas com a direção elétrica e câmeras de ré dos veículos que podem representar riscos de segurança.

O problema na direção decorre de um problema de software que pode causar falha no sistema de direção elétrica, informou a Administração Estatal para Regulação do Mercado em um comunicado na sexta-feira. Uma possível falha nas câmeras de ré dos carros pode, por sua vez, prejudicar o campo de visão dos motoristas ao dar ré, aumentando o risco de colisões.

A Tesla implantará uma correção de software over-the-air para 871.087 veículos Model 3 e Model Y produzidos domesticamente para resolver a falha na direção elétrica. Outros 335.716 carros — uma mistura de veículos elétricos Model S e Model X importados e Model 3 e Model Y produzidos domesticamente — receberão uma atualização para a falha da câmera.

Proprietários de veículos que não puderem receber a atualização de software remotamente serão contatados para substituições gratuitas. A Tesla apresentou um aviso de recall semelhante nos EUA no início deste mês, envolvendo cerca de 240 mil carros.

A fabricante de veículos elétricos de Elon Musk havia vendido cerca de 2,3 milhões de carros na China até o final de 2024, de acordo com o Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China. A empresa enfrenta uma concorrência sem precedentes de players chineses como a BYD no maior mercado automotivo do mundo. Fabricantes locais de automóveis estão inovando rapidamente, oferecendo alternativas atraentes em vários pontos de preço.

A Tesla registrou seu primeiro declínio anual nas entregas de veículos em todo o mundo em mais de uma década no ano passado e manteve por pouco sua liderança sobre a BYD como a maior vendedora de carros totalmente elétricos em 2024. Também testemunhou a primeira queda nas remessas anuais de sua fábrica em Xangai desde que a instalação começou a produção em massa em 2020.

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Sua participação de mercado também está diminuindo na China, com os Teslas representando cerca de 10,6% das vendas totais de veículos elétricos a bateria no varejo no ano passado, mostram dados do CATRC compilados pela Bloomberg Intelligence. Em 2020, a Tesla detinha uma participação desse mercado mais próxima de 16%.

Separadamente, na sexta-feira, a Xiaomi fez o recall de 30.931 sedãs elétricos SU7 que foram produzidos entre fevereiro e novembro do ano passado devido a um problema de software que representava um risco potencial de segurança em torno do recurso de estacionamento inteligente do carro, informou a Administração Estatal para Regulação do Mercado em outro comunicado.

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