Prazos, regras e mais: entenda como deve funcionar o cessar-fogo em Gaza

O acordo em três fases foi desenhado para colocar fim à guerra entre Israel e Hamas após 15 meses de combates

Equipe InfoMoney

Palestinos deslocados com seus pertences em um veículo passam pelos escombros enquanto tentam retornar para suas casas após um atraso no cessar-fogo entre Israel e Hamas devido à lista de reféns, na faixa norte de Gaza, 19 de janeiro de 2025. REUTERS/Khalil Ramzi
Palestinos deslocados com seus pertences em um veículo passam pelos escombros enquanto tentam retornar para suas casas após um atraso no cessar-fogo entre Israel e Hamas devido à lista de reféns, na faixa norte de Gaza, 19 de janeiro de 2025. REUTERS/Khalil Ramzi

Publicidade

Um cessar-fogo na guerra em Gaza e um acordo de liberação de reféns em troca de palestinos em prisões israelenses começaram a valer às 11h15, horário local (6h15, no horário de Brasília), neste domingo (19).

O acordo em três fases foi desenhado para colocar fim à guerra entre Israel e Hamas após 15 meses de combates.

Cerca de 1.200 israelenses foram mortos no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, e outros 250 foram feitos reféns.

Cem deles foram libertados em troca de 240 mulheres e crianças palestinas detidas em prisões israelenses em um acordo de cessar-fogo em novembro de 2023 — a trégua durou apenas uma semana.

Segundo o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, os conflitos em Gaza mataram quase 47 mil palestinos.

Entenda como deve funcionar o acordo de cessar-fogo.

Continua depois da publicidade

Quais são as regras?

Todos os combates devem ser suspensos durante a primeira fase de 42 dias. As forças israelenses devem se retirar das cidades de Gaza para uma “zona de amortecimento” ao longo da fronteira, os palestinos que saíram de suas casas poderão retornar para casa e haverá um aumento nas entregas de ajuda humanitária.

Na segunda fase, de duração indefinida, os reféns vivos restantes serão devolvidos e uma proporção correspondente de prisioneiros palestinos será libertada, juntamente com uma retirada completa de Israel da faixa.

A terceira fase, que pode durar anos, abordará a troca de corpos de reféns falecidos e membros do Hamas, além de um plano de reconstrução para Gaza.

Continua depois da publicidade

Como vai funcionar a primeira fase?

Um total de 33 reféns será liberado ao longo das próximas seis semanas, em troca de cerca de 1.700 palestinos detidos em prisões israelenses.

Primeiro, três reféns do sexo feminino – identificadas pelo Hamas como Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari – serão libertadas em troca de cerca de 95 palestinos.

Um pequeno número de israelenses será liberado a cada domingo nas próximas seis semanas.

Continua depois da publicidade

Em Gaza, as pessoas deslocadas de suas casas poderão se mover livremente pelo território palestino a partir do sétimo dia, e 600 caminhões de ajuda chegarão a cada dia para aliviar as condições humanitárias críticas da faixa.

O cessar-fogo vai acabar com a guerra?

Como muitos dos detalhes das fases duas e três ainda precisam ser definidos, analisas temem que o acordo firmado seja frágil demais.

O cessar-fogo de novembro de 2023 durou apenas uma semana porque, segundo relatos da imprensa internacional, porque o Hamas não conseguiu fornecer mais mulheres ou crianças reféns para troca. É possível que isso aconteça novamente.

Continua depois da publicidade

Além disso, diplomatas estrangeiros questionaram o compromisso de Israel com uma retirada e um cessar-fogo permanente, o que não alcançaria seu objetivo declarado de guerra de destruir completamente o Hamas, em meio a pressões internas do próprio governo israelense.