Bolsas dos EUA não funcionam nesta quinta por causa do funeral de Jimmy Carter

Mercados estão fechados em observância ao Dia Nacional de Luto ao ex-presidente

Equipe InfoMoney

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter em frente à controversa barreira israelense durante uma visita à vila de Bilin, na Cisjordânia, perto de Ramallah, em 27 de agosto de 2009. Foto: REUTERS/Ammar Awad/Foto de Arquivo
O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter em frente à controversa barreira israelense durante uma visita à vila de Bilin, na Cisjordânia, perto de Ramallah, em 27 de agosto de 2009. Foto: REUTERS/Ammar Awad/Foto de Arquivo

Publicidade

As Bolsas de Valores dos Estados Unidos ficarão fechadas e os mercados de títulos americanos encerraram os negócios mais cedo nesta quinta-feira (9) em razão do feriado nacional de luto pelo ex-presidente Jimmy Carter.

Os fechamentos seguem uma tradição americana de longa data, na qual as instituições financeiras interrompem as operações após o falecimento de um presidente.

Carter, um democrata que exerceu um mandato na Casa Branca de 1977 a 1981, morreu em 29 de dezembro do ano passado.

O ex-agricultor de amendoim da Geórgia enfrentou uma economia ruim e a crise dos reféns no Irã durante seu mandato e foi derrotado com facilidade em sua tentativa de reeleição pelo republicano Ronald Reagan.

Nas décadas seguintes, ele ganhou reputação como um humanitário comprometido e é amplamente visto como um ex-presidente melhor do que foi como presidente. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.

“Durante sua notável vida pós-presidencial, o presidente Carter deixou um legado duradouro de humanitarismo. A NYSE honrará respeitosamente a vida de serviço do presidente Carter à nossa nação fechando nossos mercados no Dia Nacional de Luto”, disse o presidente do NYSE Group, Lynn Martin, em documento que também cita que a bandeira americana no prédio ficará a meio mastro durante todo o período de luto.

Continua depois da publicidade

Os restos mortais do 39º presidente chegaram ao Capitólio dos EUA na última terça-feira para serem velados antes do funeral desta quinta-feira. Seu corpo viajará em carreata para um serviço fúnebre na Catedral Nacional de Washington.

(Com Reuters e Estadão)