Conteúdo editorial apoiado por

Reino Unido busca opiniões do setor automotivo sobre metas de veículos elétricos

Montadoras tem alertado para riscos de fechamento de fábricas e demissões

Reuters

Publicidade

LONDRES (Reuters) – O Reino Unido iniciou nesta terça-feira (24) uma consulta para revisar as regras que obrigam montadoras a produzir mais veículos elétricos, após alertas do setor de que o plano atual poderia levar ao fechamento de fábricas e à perda de empregos.

A consulta vai colher opiniões do setor sobre a mudança do chamado mandato de Veículos Zero Emissões (VZE), que exige que as montadoras vendam uma proporção maior de VZE a cada ano, ou pagarão multas.

As montadoras afirmam que a demanda por veículos elétricos, menor do que a esperada, forçou-as a gastar bilhões de libras em descontos para atrair clientes e cumprir as metas de vendas.

No mês passado, a Stellantis, proprietária da Vauxhall, disse que fecharia uma fábrica de vans no sul da Inglaterra, colocando em risco mais de 1.000 empregos, refletindo parcialmente o impacto do VZE.

O governo trabalhista do país disse que faria consultas para atualizar as metas sem comprometer a direção geral das regulamentações, que fazem parte de suas metas climáticas.