Concurso INSS: 300 candidatos que ficaram fora da lista inicial serão convocados

Medida foi confirmado após decreto de Lula. Validade do concurso foi prorrogada até maio de 2025, permitindo a convocação de mais candidatos aprovados

Janize Colaço

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última sexta-feira (20), o Decreto nº 12.331, autorizando a nomeação de 300 candidatos excedentes aprovados no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2022, para o cargo de técnico do seguro social. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23).

Com a validade do concurso sendo prorrogada até maio de 2025, os candidatos que ficaram classificados fora do número inicial de vagas previstas serão convocados. Na primeira convocação, mais de 1,2 mil servidores foram nomeados.

Vale lembrar que atualmente a fila do INSS enfrenta um aumento no pedidos de análise de benefícios. Dados do instituto, referentes ao mês novembro, indicaram um acúmulo de 1,8 milhão de processos em espera. Essa situação interrompeu a trajetória de redução prometida pelo governo atual, e se tornou um desafio do mandato do presidente Lula.

Aprovados não classificados no concurso do INSS

Para os candidatos aprovados, mas inicialmente fora do número de vagas, o decreto é um sinal positivo, embora o número inicialmente solicitado pela autarquia tenha sido de 500 novos servidores. A partir de agora, a convocação oficial dos novos servidores depende apenas de uma nova publicação no Diário Oficial.

Com a ampliação da equipe de servidores do INSS, o governo busca não só reduzir a fila de benefícios, mas também reestruturar a capacidade operacional. A expectativa é que a entrada de novos técnicos contribua para atender as demandas reprimidas e agilizar o processamento dos pedidos em análise.