Publicidade
A Caixa Econômica Federal irá abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra Pablo Sarmento, ex-CEO da Caixa Asset, informa a coluna de Malu Gaspar, do jornal “O Globo”. De acordo com a publicação, a decisão foi tomada após a conclusão de uma investigação interna conduzida pela corregedoria do banco. O processo apura denúncias de abuso de poder, comportamento inadequado ao ambiente de trabalho e negligência.
Ainda segundo o jornal, a investigação concluiu que há indícios de que Sarmento violou normas internas de governança da Caixa Asset, divisão criada em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro.
Leia mais:
- Caixa demite ex-vice-presidente por assédio sexual e moral
- Lucro da Caixa sobe 21,6% e chega a R$ 9,4 bilhões em 2024
A abertura do processo deve ocorrer oficialmente em janeiro. As possíveis punições do PAD incluem advertência e até a rescisão do contrato de trabalho de Sarmento, segundo apurou o jornal. Ele foi destituído do cargo de CEO no último mês de novembro.
Sarmento foi procurado por O Globo, mas não se manifestou até a publicação do texto. A publicação apurou que a Caixa Asset recebeu 30 denúncias no período em que a gestora do banco estatal articulava a compra de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master, operação considerada atípica e arriscada pelos próprios gerentes do braço de gestão do banco.