“Diva do avião”: entenda caso da passageira que viralizou por não ceder lugar em voo

A gravação, inicialmente postada como uma crítica à postura da passageira, gerou uma onda de reações que envolveu especialistas em direito, psicólogos, mães, influenciadores e viajantes

Equipe InfoMoney

Jeniffer Castro, passageira que se recusou a trocar de lugar no avião (Reprodução)
Jeniffer Castro, passageira que se recusou a trocar de lugar no avião (Reprodução)

Publicidade

Um vídeo de uma mulher sendo filmada em um voo da Gol por não ceder seu lugar a uma criança que estava chorando se tornou viral nas redes sociais nos últimos dias.

A gravação, inicialmente postada como uma crítica à postura da passageira, gerou uma onda de reações que envolveu especialistas em direito, psicólogos, mães, influenciadores e viajantes.

Leia também: Troca de assento no avião: Jeniffer tinha direito a ficar na poltrona marcada ou não?

Em entrevista ao programa “Encontro”, da TV Globo, Jeniffer Castro, a passageira em questão, relatou que foi xingada pela mãe da criança várias vezes durante o voo.

“No final, quando fui sair para pegar a mala, ela estava atrás de mim e disse: ‘agora você levanta, sua imbecil’”, disse Jeniffer.

A passageira também expressou seu medo em relação à situação, afirmando que não compreende a repercussão do vídeo.

Continua depois da publicidade

“Estou mais preocupada com a minha segurança. Está todo mundo mandando mensagem, perguntando onde eu moro”, afirmou Jeniffer.

Ela também mencionou que já está tomando medidas legais em relação ao ocorrido.

A polêmica começou quando o perfil da filha mais velha de uma terceira passageira, chamada Eluciana Cardoso, publicou o vídeo no TikTok, acompanhado de um texto que dizia: “e minha mãe que encontrou uma pessoa sem empatia com criança”.

Continua depois da publicidade

A gravação mostra Jeniffer sentada à janela, usando fones de ouvido e tentando ignorar a filmagem.

A intenção da mulher que gravou e da filha que postou o vídeo era inicialmente constranger Jeniffer por não ceder seu lugar.

Apesar disso, Jeniffer, em grande parte da gravação, mantém os olhos fechados e tenta não se envolver na discussão.

Continua depois da publicidade

A voz que critica Jeniffer no vídeo afirma: “Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança.”

Assento especial

Uma das questões levantadas pelos internautas é que Jeniffer estava ocupando um assento especial, pelo qual pagou um valor adicional.

Em voos da Gol entre São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, um assento Conforto pode custar R$ 51 a mais na passagem.

Continua depois da publicidade

Alguns perfis afirmam que, ao chegar ao assento, Jeniffer encontrou uma criança sentada nele, e a mãe teve que retirá-la para que ela pudesse se acomodar.

Os internautas demonstraram apoio a Jeniffer, considerando que ela foi indevidamente filmada e que teve razão em não ceder o lugar.

Sua popularidade nas redes sociais cresceu rapidamente, passando de 400 mil para mais de 1,3 milhão de seguidores em pouco tempo. Jeniffer já é chamada de “diva do avião”.

Continua depois da publicidade

Jeniffer é agente de negócios de um banco e possui formação em administração, além de um MBA em gestão estratégica de negócios.

A repercussão do caso gerou discussões sobre a exposição indevida de imagem e os direitos dos passageiros.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclareceu que a legislação exige que passageiros menores de 16 anos que viajam acompanhados sejam acomodados ao lado de um adulto responsável.

A troca de assentos, no entanto, não é regulamentada para outros motivos. A ANAC afirmou que a situação não se enquadra nas regulamentações vigentes.