Com ‘cara’ de bonde, novos ônibus elétricos de Londres são carregados em só 6 minutos

Veículos utilizam tecnologia de pantógrafo, que consiste em uma estrutura semelhante a um braço conectada ao teto do ônibus

Equipe InfoMoney

(Divulgação)
(Divulgação)

Publicidade

Novos ônibus elétricos “zero emissão” começaram a operar em Londres no final de novembro. Esses veículos, que parecem com bondes, mas circulam nas ruas, utilizam tecnologia de pantógrafo, que consiste em uma estrutura semelhante a um braço conectada ao teto do ônibus.

Isso permite que os ônibus sejam carregados em cada extremidade da rota de 24 km, em apenas seis minutos, eliminando a necessidade de retornar às garagens para recarga.

(Divulgação)

A autoridade responsável pelo transporte público em Londres destacou que essas mudanças trarão benefícios financeiros, pois serão necessários menos ônibus na rota, permitindo que os recursos economizados sejam reinvestidos em outras partes da rede de transporte.

Além disso, os novos ônibus foram projetados com recursos de segurança aprimorados, incluindo tecnologia de limitação de velocidade, avisos sonoros para alertar pedestres e outros usuários das vias, e uma melhor visão direta e indireta para os motoristas, utilizando monitoramento por câmeras em vez de espelhos.

(Divulgação)

Os veículos foram desenvolvidos com um “design frontal mais seguro”, como parte dos esforços para alcançar a meta de “visão zero” da Prefeitura de Londres, que visa eliminar todas as mortes e lesões graves nas vias da cidade.

(Divulgação)

O interior dos ônibus também foi projetado para reduzir lesões aos passageiros, com um design de assento melhorado e piso com proteção contra escorregões.

Continua depois da publicidade

Além disso, os ônibus contam com entradas USB para carregamento e botões de assistência acionados pela palma da mão.