Publicidade
O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, sem catalisadores positivos para as ações brasileiras no curto prazo no radar de investidores, que permanecem pessimistas sobre a situação fiscal no país e enxergam um ambiente menos favorável a mercados emergentes após a eleição norte-americana.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,34%, a 125.235,54 pontos, com Vale e Ambev oferecendo algum contrapeso. Durante a sessão, marcou 124.733,89 pontos na mínima e 125.901,06 pontos na máxima.
O volume financeiro no pregão somou 24,6 bilhões de reais.
Continua depois da publicidade
No ano, o Ibovespa acumula um declínio de 6,35%, que se mantido durante dezembro reverterá a tendência apurada nos dois anos anteriores — +22,28% em 2023 e +4,69% em 2022.
Estrategistas do BTG Pactual decidiram tornar o portfólio de ações recomendado para dezembro “muito mais defensivo”, adicionando ações com um fluxo de caixa de curta duração, pagadoras de altos dividendos e empresas que ganham com um dólar mais forte, conforme relatório enviado a clientes.
“A situação fiscal do Brasil vem se deteriorando rapidamente e, a esta altura, parece claro que, sem mudanças mais robustas no orçamento, a estrutura fiscal existente é insustentável e a trajetória da dívida é explosiva”, destacaram Carlos Sequeira e equipe no documento enviado nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Eles também chamaram a atenção para as expectativas de inflação elevada no país, ressaltando que as taxas de curto prazo devem subir muito mais, enquanto, no exterior, a dominância republicana nas eleições confirmou um cenário que aponta para taxas de juros de logo prazo mais altas.
“Sem dúvida, o aumento das taxas de juros de longo prazo nos EUA é parcialmente responsável pelo aumento das taxas reais de longo prazo do Brasil e pela queda das ações”, acrescentaram.
Em relação ao cenário dos Estados Unidos, os analistas Victor Natal e Mathias Dabdab, do Itaú BBA, também acrescentaram que uma agenda mais protecionista, com tarifas de importação mais altas, pode resultar em uma desaceleração da economia global e colocar pressão inflacionária nos EUA.
Continua depois da publicidade
“Menos crescimento global deve impactar negativamente países exportadores, como o Brasil, e uma inflação mais persistente pode levar a um cenário de menos cortes de juros por lá – o que, por sua vez, pode pressionar as taxas de juros por aqui também”, ressaltaram em relatório enviado a clientes.
Na visão de Natal e Dabdab, o desfecho das eleições nos EUA, que trouxe um cenário menos favorável para países emergentes, e o pacote fiscal, que foi mal recebido pela maior parte dos investidores, afastaram a esperança de um rali de fim de ano.
Dezembro também começou com a primeira prévia da carteira do Ibovespa que irá vigorar a partir do dia 6 de janeiro, que registrou a entrada das ações da Marcopolo e a saída dos papéis da Alpargatas e da Eztec. Outras duas prévias serão divulgadas antes da versão final.
Continua depois da publicidade
DESTAQUES
– ITAÚ UNIBANCO PN fechou negociada em baixa de 1,43%, em dia negativo para todos os bancos do Ibovespa, com BRADESCO PN caindo 2,14%, enquanto BANCO DO BRASIL ON recuou 0,81% e SANTANDER BRASIL UNIT encerrou com declínio de 0,92%.
– PETROBRAS PN valorizou-se 0,64%, mesmo com o enfraquecimento do petróleo no exterior, onde o barril de Brent fechou praticamente estável. A estatal anunciou um aumento de cerca de 3% no preço médio do querosene de aviação (QAV) que será vendido a distribuidoras em dezembro, em praças como Guarulhos (SP), Betim (MG) e Duque de Caxias (RJ).
– VALE ON encerrou com acréscimo de 0,24%, após subir mais de 2% no último pregão. Na China, o contrato do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, encerrou as negociações do dia com alta de 1,26%, a 806 iuanes (110,90 dólares) a tonelada.
Continua depois da publicidade
– AZUL PN cedeu 7,91%, tendo como pano de fundo anúncio de aumento de preços do querosene de aviação pela Petrobras, além da alta resiliente do dólar ante o real, que fechou o dia cotado a 6,0652 reais, avanço de 1,07% ante sexta-feira.
– RAÍZEN PN recuou 4,55%, devolvendo a alta do último pregão, quando subiu 3,5%. A Folha de S.Paulo noticiou que ANP instaurou uma comissão especial para arbitrar um conflito envolvendo a empresa e a Transpetro sobre a contratação de capacidade de transporte nos dutos de óleo da Transpetro, que ignorou o pedido da Raízen sem maiores explicações.
– AMBEV ON valorizou-se 4,08%, com estrategistas do BTG Pactual incluindo a ação em sua carteira recomendada de dividendos para dezembro. Na semana passada, o Santander afirmou que dezembro deve ser um mês chave para a Ambev, pois a administração pode decidir sobre uma reestruturação de capital da empresa, que seria “um catalisador positivo inesperado”.
– SLC AGRÍCOLA subiu 3,22%, endossada por relatório do Bank of America elevando a recomendação da ação a “compra”, bem como preço-alvo para 24 reais. Para os analistas do banco norte-americano, a SLC tem uma relação risco/retorno atrativa em razão de lucros sólidos, perspectiva de crescimento do Ebitda e efeito positivo de real mais fraco, entre outros.
– LOCALIZA ON perdeu 2,55%, uma vez que permanecem as preocupações sobre taxas de juros mais altas por mais tempo no Brasil. Além disso, o BTG Pactual tirou o papel do portfólio de ações 10SIM recomendado para dezembro, que foi substituído por WEG, que “não está barata, mas oferece crescimento resiliente e exposição cambial favorável”.
– ALPARGATAS PN fechou em baixa de 2,7%, com a primeira prévia da carteira o Ibovespa para os primeiros quatro meses de 2025 excluindo as ações da dona da marca Havaianas.
– NATURA&CO ON avançou 0,86%, tendo no radar relatório de analistas do Citi adotando um “upside catalyst” de 90 dias para as ações e excluindo o “alto risco” da recomendação de compra. O Citi, porém, cortou o preço-alvo dos papéis de 19 para 18,50 reais, citando custo de capital próprio (Ke) maior.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco