BC seguirá atuando no câmbio apenas em caso de disfuncionalidade, diz Galípolo

Diretor disse não esperar mudanças na política cambial do BC com a chegada de Nilton David

Equipe InfoMoney

(Foto: Reprodução/XP)
(Foto: Reprodução/XP)

Publicidade

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que o câmbio flutuante é um dos pilares da matriz econômica do país, reiterando que a autarquia só atua no câmbio em caso de disfuncionalidades.

“Efetivamente, a gente vai continuar fazendo atuações só por questões de disfuncionalidades, como essa de você ter uma sazonalidade de final de ano de dividendos que vão para fora e coisas desse tipo”, afirmou, ao responder pergunta sobre o tema no XP Fórum Político, do banco XP.

O diretor explicou que o conceito de disfuncionalidades que o BC considera é amplo e muito próprio de cada realidade econômica. “O câmbio flutuante como estamos vendo é um dos pilares da nossa matriz econômica e é essencial para que a gente possa passar por momentos como o que estamos vendo. O câmbio flutuante está cumprindo seu papel”, afirma.

Continua depois da publicidade

O diretor afirmou que a sazonalidade é acompanhada de perto pelos membros do BC e está entre as disfuncionalidades que a autarquia considera.

Ele disse não esperar mudanças na política cambial do BC com a chegada de Nilton David, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a diretoria de Política Monetária a partir de janeiro, quando Galípolo tomará posse como presidente do banco.

(com Reuters)

SÉRIE GRATUITA

Curso de Fundos Imobiliários

Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco