Consumidores da zona do euro elevam expectativa de inflação, mostra pesquisa do BCE

A mediana das expectativas de inflação para os próximos 12 meses aumentou para 2,5%, de 2,4% anteriormente

Reuters

Consumidores em supermercado de Nova York - 10/06/2022 (Foto: Andrew Kelly/Reuters)
Consumidores em supermercado de Nova York - 10/06/2022 (Foto: Andrew Kelly/Reuters)

Publicidade

FRANKFURT (Reuters) – As expectativas de inflação da zona do euro para o próximo ano aumentaram ligeiramente em outubro e permaneceram estáveis para os próximos três anos, mostrou a Pesquisa Mensal de Expectativas do Consumidor do Banco Central Europeu nesta sexta-feira (29).

A mediana das expectativas de inflação para os próximos 12 meses aumentou para 2,5%, de 2,4% anteriormente, enquanto as expectativas para os próximos três anos permaneceram inalteradas em 2,1%, informou o BCE, que tem como meta o crescimento dos preços em 2%, após consultar cerca de 19.000 adultos em 11 países da zona do euro.

As expectativas dos consumidores vêm caindo de forma constante há anos, em linha com a desaceleração do aumento geral dos preços, e indicam que os consumidores acreditam amplamente na narrativa do BCE de que a vitória sobre a inflação descontrolada está próxima.

Quanto você precisa para viver de Dividendos?

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Os consumidores, entretanto, tornaram-se mais pessimistas em relação ao crescimento, já que as expectativas para os próximos 12 meses caíram para uma contração de 1,1% em relação à queda de 0,9% observada em setembro, acrescentou o BCE.

Em linha com esse pessimismo crescente, as expectativas de crescimento da renda nominal diminuíram de 1,3% para 1,1%, segundo a pesquisa.

(Reportagem de Balazs Koranyi)