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O dia oficial da Black Friday neste ano é nesta sexta-feira (29), mas muitas empresas começaram suas promoções bem antes disso e o resultado é que as reclamações de consumidores também já estão a todo vapor.
O Procon-SP já registrou 1.467 atendimentos, entre reclamações registradas no site e consultas e orientações feitas pelas redes sociais.
As queixas foram registradas desde o dia 30 de outubro, quando um canal específico para reclamações sobre compras feitas por conta das promoções de Black Friday foi disponibilizado aos consumidores.
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Os principais problemas apresentados pelos consumidores até agora são a não entrega ou a demora na entrega dos produtos.
E, de acordo com nota divulgado pelo Procon-SP, as empresas mais reclamadas foram os grupos: Sephora (Dotcom) e Magazine Luiza (Netshoes / Epoca Cosmeticos / Magalupay / Hub Fintech), com 83 e 54 reclamações respectivamente.
O balanço completo pode ser consultado neste link.
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Neste mesmo período os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor também iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas.
Além disso equipes estarão percorrendo estabelecimentos na Capital, no Interior e no Litoral, para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.