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SpaceSail: conheça a rival chinesa da Starlink, de Musk, que quer entrar no Brasil

Empresa tem apoio do governo chinês e conta com plano ambicioso para superar companhia de Musk no mercado de internet via satélite

Equipe InfoMoney

Lançamento de satélites da SpaceSail em agosto de 2024, em Shanxi, na China (Foto: Autoridade de Energia Atômica da China)
Lançamento de satélites da SpaceSail em agosto de 2024, em Shanxi, na China (Foto: Autoridade de Energia Atômica da China)

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A SpaceSail, uma empresa privada chinesa sediada em Xangai, é um novo player no mercado de internet via satélite, tradicionalmente dominado pela Starlink, de Elon Musk. A companhia revelou nesta semana que assinou um memorando de entendimento (MOU) com o Ministério de Comunicações do Brasil, e que planeja iniciar operações no País em 2026.

Recém-chegada ao mercado, a empresa tem planos ambiciosos, e pretende transformar o setor com a utilização de satélites de órbita baixa, para oferecer internet de alta velocidade e com baixa latência. Veja a seguir tudo o que se sabe até o momento sobre a empresa, que tem apoio do governo chinês.

Leia mais: Musk que se cuide? Rival chinesa da Starlink fecha acordo para entrar no Brasil

Novidade no mercado

A SpaceSail foi lançada em 2023 e conta atualmente com 36 satélites em órbita. Seu primeiro lançamento aconteceu em agosto de 2024, com 18 satélites colocados em órbita pelo foguete Long March-6A, desenvolvido pela China. Em outubro, outros 18 satélites foram lançados, consolidando o início da constelação da empresa.

Plano ambicioso

A SpaceSail ainda está muito atrás da Starlink, que já tem mais de 6 mil satélites em órbita. O plano da empresa chinesa, no entanto, é ambicioso: sua meta é lançar 15 mil satélites até 2030.

Em 2024, a companhia planeja lançar no total 108 satélites, e tem um plano de expansão para os próximos anos dividido em três etapas:

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  1. Até 2025: Lançamento de 648 satélites para cobertura regional;
  2. Até 2027: Lançamento de mais 648 satélites para alcançar cobertura global;
  3. Até 2030: Finalização da constelação com 15 mil satélites para oferecer integração multisserviço móvel e conexão direta.

Tecnologia

Os satélites de órbita baixa (LEO, na sigla em inglês) utilizados pela SpaceSail orbitam a apenas 549 km da superfície terrestre, uma distância significativamente menor que os satélites convencionais. Essa proximidade reduz o tempo de transmissão de dados, garantindo uma internet mais rápida e confiável. A tecnologia é similar à oferecida pela Starlink e pela francesa E-Space.

Os satélites Spacesail são projetados usando métodos de digitalização e produção modular, que, segundo o governo chinês, devem aumentar significativamente a eficiência do desenvolvimento de satélites.

O primeiro lote de 18 satélites de rede comercial, cada um pesando 300 kg, utiliza uma plataforma de satélite plana empilhável desenvolvida de forma independente por uma empresa aeroespacial de Xangai.

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O veículo de lançamento, o Long March-6A, é a nova geração de foguetes híbridos de médio porte da China.

Apoio do governo chinês

O governo chinês tem um papel central no desenvolvimento da SpaceSail, considerando o setor de satélites como estratégico para o crescimento econômico e tecnológico do país. A internet via satélite foi incluída no 14º Plano Quinquenal (2021-2025) como parte da nova infraestrutura de informação. Além disso, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma definiu a indústria aeroespacial comercial como prioritária em dezembro de 2023.

Integração com internet “convencional”

Governos locais, como os de Pequim, Xangai e Chongqing, também estão fomentando a indústria de satélites por meio de incentivos e planos regionais. O objetivo é integrar a tecnologia de satélites com os sistemas terrestres de comunicação, promovendo avanços no setor de telecomunicações.