“Sinal alienígena” de 2023 é decodificado; próximo passo é entender seu significado

Projeto visa testar técnicas que poderiam ser úteis na decodificação de sinais detectados em esforços de busca por inteligência extraterrestre

Equipe InfoMoney

(Divulgação/ESA)
(Divulgação/ESA)

Publicidade

Um sinal transmitido à Terra de Marte em 2023 foi decodificado por uma equipe de pai e filha nos Estados Unidos. O sinal, enviado pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), foi parte de um projeto artístico intitulado “A Sign in Space”, liderado pela artista Daniela de Paulis. O projeto visava testar técnicas que poderiam ser úteis na decodificação de sinais detectados em esforços de busca por inteligência extraterrestre. As informações são do site Space.com.

O registro foi enviado em maio de 2023 e, após mais de um ano de trabalho, os cientistas Ken e Keli Chaffin conseguiram decifrar a mensagem. De acordo com uma declaração da ESA, a dupla utilizou a intuição e realizou simulações por horas e dias para desvendar o conteúdo do sinal. Antes que a mensagem pudesse ser decodificada, ela precisou ser extraída dos dados brutos do sinal de rádio, um processo que levou apenas 10 dias, graças ao esforço de cerca de 5.000 “cientistas cidadãos”.

Leia mais:
“O astronauta veste Prada”: grife revela design de traje espacial para missão da Nasa
Espaçonave da Nasa decola em busca de vida alienígena em lua misteriosa de Júpiter

Quanto você precisa para viver de Dividendos?

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Após a decodificação, os Chaffin descobriram que o sinal continha “movimento”, o que sugere que poderia estar relacionado à formação celular ou à vida. No entanto, decifrar um sinal não significa necessariamente que seu conteúdo possa ser facilmente compreendido. Agora, os “cientistas cidadãos”, incluindo os Chaffin, devem interpretar o que a mensagem realmente significa.

O projeto “A Sign in Space” busca preparar a humanidade para a possibilidade de receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre. De Paulis afirmou que “receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade”. O projeto oferece uma oportunidade sem precedentes para ensaiar e se preparar para esse cenário, promovendo uma busca aberta por significado em todas as culturas e disciplinas.

Embora a decodificação do sinal tenha sido um passo significativo, a interpretação de uma mensagem de verdadeira origem alienígena pode ser muito mais desafiadora. Qualquer mensagem simulada, como a enviada pela ExoMars, reflete a maneira como os humanos percebem e comunicam suas experiências do universo. A busca por vida extraterrestre continua, e projetos como “A Sign in Space” são fundamentais para preparar a comunidade científica para o que pode vir a seguir.