Publicidade
ESTOCOLMO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Suécia escolheu o cargueiro C-390 Millennium da Embraer (EMBR3) como seu próximo avião militar de transporte, enquanto o Brasil pretende comprar mais jatos de combate Gripen da empresa sueca Saab, informou o governo do país europeu.
A carta de intenções assinada no sábado ocorre após longas negociações entre os países para que o Brasil aumente as encomendas atuais do Gripen e a Suécia utilize o avião da Embraer como substituto para a frota de cargueiros C-130 da norte-americana Lockheed Martin.
O Brasil assinou um contrato em 2010 com a Saab para a compra de 36 caças JAS 39 Gripen. Agora planeja aumentar o contrato em 25%, informou o governo sueco.
Em contrapartida, a Suécia selecionou o C-390 Millennium da Embraer como sua nova aeronave de carga militar e agora iniciará o processo de compra.
“A Suécia realizou uma análise muito profunda, avaliou vários concorrentes e interagiu com os atuais operadores e clientes do C-390. Estamos muito felizes”, disse Bosco da Costa Junior, diretor de defesa da Embraer, em entrevista à Reuters.
O país nórdico não revelou imediatamente quantos C-390s comprará ou quando um pedido firme será feito. Costa disse que a Suécia tem alguma urgência e espera começar a receber as aeronaves “o mais rápido possível”.
Continua depois da publicidade
A Suécia é o sexto país europeu a escolher a aeronave da Embraer, juntando-se a outros membros da Otan, como República Tcheca, Hungria, Holanda e Portugal, além da Áustria, que não pertence à Otan. O Brasil e a Coreia do Sul também compraram o C-390.
A carta de intenções foi assinada pelo ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, e seu colega brasileiro, José Mucio, em Natal, onde o Brasil organizou um exercício de treinamento operacional multinacional.
A Reuters informou em 2023 que o Brasil estava considerando comprar mais caças Gripen e que Mucio havia viajado à Suécia para negociar um acordo que também incluiria a compra do C-390 pela nação europeia.
Continua depois da publicidade
“É claro que são notícias muito boas para a Saab e para a Suécia. Sabemos que o Brasil está muito feliz com o JAS como seu caça. Agora estamos ansiosos para continuar as discussões com o Brasil sobre novos pedidos”, disse um porta-voz da Saab, acrescentando que nenhum contrato foi assinado.
Saab e Embraer têm uma linha de produção conjunta de Gripens no Brasil desde o ano passado. A Rádio Sueca informou na terça-feira, citando fontes não identificadas, que a Colômbia comprará uma frota de caças JAS Gripen.