Principais índices de NY tem picos recordes com vitória de Trump na eleição dos EUA

Ações registram disparada, em movimento contrário ao Ibovespa

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os principais índices de Wall Street atingiram máximas recordes nesta quarta-feira, depois que Donald Trump venceu a eleição presidencial dos Estados Unidos para um retorno notável quatro anos depois de ter deixado a Casa Branca.

Wall Street está prevendo impostos mais baixos, desregulamentação e um presidente dos EUA que é rápido em falar sobre tudo, desde o mercado de ações até o dólar, embora os aumentos de tarifas possam provocar desafios na forma de déficit e inflação mais altos.

A vitória do republicano impulsionou rali nas chamadas “Trump trades” uma vez que os rendimentos dos Treasuries aumentaram, o bitcoin atingiu uma pico recorde e o dólar subia.

Continua depois da publicidade

O Dow Jones ganhou mais de 1.250 pontos, enquanto o índice de referência se aproximou do nível psicologicamente significativo de 6.000 pontos.

“Houve alívio por ter havido um resultado eleitoral rápido e incontestável”, disse David Morrison, analista sênior de mercado da Trade Nation.

A maioria dos setores do S&P 500 era negociada em alta. O setor financeiro liderava os ganhos com um aumento de 5,1%, atingindo um recorde, já que os rendimentos subiram e os investidores esperavam que o setor se beneficie de menos regulamentação.

Continua depois da publicidade

Os setores de energia, industrial e de consumo discricionário subiam mais de 2%. Entretanto, os setores imobiliário e de serviços públicos, sensíveis aos juros, caíam, pressionados por rendimentos mais altos.

As ações que devem ter um bom desempenho em um segundo mandato de Trump registravam fortes ganhos, com o Trump Media & Technology Group subindo 16%. A Tesla deu um salto de 13,4%, já que o presidente-executivo Elon Musk apoiou Trump em sua campanha eleitoral.

O Dow Jones subia 3,29%, a 43.610,54 pontos. O S&P 500 tinha alta de 2,23%, a 5.911,28 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 2,58%, a 18.912,03 pontos.

Continua depois da publicidade

O VIX, uma medida da volatilidade do mercado, caiu quase 5 pontos, atingindo seu nível mais baixo desde setembro. Até os resultados, os investidores estavam se preparando para vários dias de incerteza sobre quem seria o vencedor na eleição.

O Partido Republicano também ganhou o controle do Senado dos EUA e registrou ganhos na batalha para manter o controle da Câmara dos Deputados.

Analistas entendem que os planos de Trump para restringir a imigração, cortes de impostos e tarifas abrangentes, se promulgados, pressionariam a inflação e os rendimentos dos títulos, enquanto as empresas poderiam se beneficiar de suas políticas fiscais e regulatórias.

Continua depois da publicidade

(com Reuters)

Planilha

Resultados do 3º trimestre

Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.