Pix se torna o meio de pagamento mais usado por brasileiros em compras online

Representação do Pix saltou de 66% para 84% de 2022 e 2024 entre usuários que compraram na internet

Equipe InfoMoney

Pix no celular (Leo Albertino)
Pix no celular (Leo Albertino)

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O Pix caiu mesmo no gosto dos brasileiros e já é o meio de pagamento mais usado para compras online. É o que revela a TIC Domicílios, pesquisa sobre acesso à internet produzida pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (31), é feito a cada dois anos e mostra um crescimento na busca por esse método de pagamento.

A representação do Pix saltou de 66% para 84% de 2022 e 2024 entre os usuários que compraram produtos na internet nos 12 meses anteriores.

O cartão de crédito, que era a modalidade preferida dos compradores virtuais, recuou de 73% para 67%. O boleto, por sua vez, registrou maior queda, saindo de 43% para 24%.

A facilidade para o uso do Pix, além dos descontos oferecidos pelos lojistas e o fato de que muitas pessoas não possuem cartão de crédito contribuem para que a modalidade tenha ganhado destaque entre os compradores.

Importante lembrar que o Pix também ganhou novas funcionalidades como Pix agendado recorrente passou a ser obrigatório desde segunda-feira.

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E na próxima semana, o BC (Banco Central) deve detalhar como vai funcionar o pagamento por aproximação do Pix, que terá uma função similar ao “cartão wireless. A expectativa é que a nova funcionalidade seja disponibilizada aos usuários ainda neste ano.

Usuários que compraram produtos ou serviços pela internet nos últimos 12 meses, por meio de pagamento (%)

Meio de pagamento20222024
Pix6684
Cartão de crédito7367
Débito online ou transferência bancária3636
Pagamento na entrega2927
Serviço de pagamento online2826
Boleto bancário4324
Pontos de programas de
recompensas ou resgate
1210
Cartão de presente ou voucher online55
Fonte: TIC Domicílios

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A pesquisa mostra ainda que o Brasil tem 159 milhões de usuários de internet em 2024, chegando a 166 milhões no conceito ampliado, que inclui os usuários de internet no telefone celular e os usuários de aplicações que necessitam de conexão à internet.