Conteúdo editorial apoiado por

Atenção, passageiros: alguém está furando a fila no seu portão de embarque

A American Airlines está testando uma tecnologia que vai emitir um som quando um passageiro tentar embarcar em um voo antes do grupo designado

Kate Christobek The New York Times

(Miguel Villagran/Getty Images)
(Miguel Villagran/Getty Images)

Publicidade

Todo viajante de avião já passou por isso. O processo de embarque começa e o portão é invadido por passageiros antes que seus grupos sejam chamados.

Esses indivíduos são popularmente conhecidos nos EUA como “piolhos de portão” e, apesar de serem envergonhados e zombados na cultura popular, os aeroportos americanos ainda enfrentam surtos desse comportamento.

Agora, a American Airlines anunciou que está na fase inicial de testes de uma nova tecnologia para lidar com esses incômodos. Quando um passageiro tentar embarcar no avião antes do horário correto, o novo sistema emitirá um “sinal audível” para o agente de portão, segundo a companhia aérea.

Continua depois da publicidade

Os cartões de embarque dos passageiros que acionarem o sinal não serão aceitos pelos agentes, e esses viajantes serão enviados de volta para embarcar com seu grupo, conforme a política da empresa.

A tecnologia, que está em fase inicial de testes, já foi implementada no Aeroporto Internacional Sunport em Albuquerque, Novo México, no Aeroporto Internacional de Tucson, Arizona, e no Aeroporto Nacional Ronald Reagan em Washington, Virgínia.

A American Airlines afirmou em um comunicado: “A nova tecnologia foi projetada para garantir que os clientes recebam os benefícios do embarque prioritário com facilidade e ajuda a melhorar a experiência de embarque, proporcionando maior visibilidade sobre o progresso do embarque para nossa equipe.”

Continua depois da publicidade

Gary Leff, que opera o site de viagens View from the Wing há 22 anos, disse que soube do programa por meio de um leitor que encontrou a tecnologia em Albuquerque. Desde então, mais leitores compartilharam suas reações positivas.

“As pessoas acreditam que devem embarcar em seus grupos designados,” disse Leff. “Furar a fila não é consistente com as normas que as pessoas tendem a gostar.”

Especialistas em viagens afirmam que os passageiros não conformes estão se tornando cada vez mais comuns, pois os viajantes que desejam garantir espaço valioso, mas raro, nos compartimentos de bagagem de mão, marcam seu território o mais rápido possível.

Continua depois da publicidade

“Hoje em dia, há muito mais pessoas furando a fila do que antes, porque agora há um benefício em embarcar cedo que não existia antes,” disse Scott Keyes, fundador do Going.com, um aplicativo de viagens que alerta as pessoas sobre voos baratos a partir de seus aeroportos de origem.

Os passageiros indisciplinados também podem ter se tornado mais ousados recentemente devido ao aumento constante dos preços para despachar bagagens, o que incentiva o uso de bagagens de mão. Influenciadores e postagens em redes sociais também promoveram dicas para facilitar o embarque nos primeiros grupos. Agentes do portão que esperam evitar atrasos desnecessários podem não estar aplicando rigorosamente a ordem correta de embarque por grupo.

Os especialistas em viagens acreditam que a tecnologia pode atuar como um “policial mau” e identificar os que furam a fila, em vez de deixar essa tarefa apenas para o agente do portão. O sinal pode resultar em menos violações das regras e reduzir confrontos para os funcionários da companhia aérea ao ajudar os passageiros a chegarem aos seus portões.

Continua depois da publicidade

“O que espero é que essa mensagem chegue ao público e que as filas de embarque não fiquem entupidas,” disse Clint Henderson, editor-chefe do The Points Guy, um site dedicado a oferecer dicas de economia em viagens. “Francamente, muitas pessoas que estão nessa fila sabem que não deveriam estar embarcando cedo e sabem que podem se safar disso.”

A American Airlines relatou estar satisfeita com os resultados até agora, assim como vários passageiros que se manifestaram nas redes sociais. Um passageiro na plataforma Reddit disse que “se divertiu ao testemunhar passageiros furtivos recebendo uma justiça embaraçosa na frente de todos.”

Três outros passageiros mantiveram suas reações curtas e diretas: “Já era hora!”

c.2024 The New York Times Company