Chefe de área fiscal do FMI vê dívida dos EUA ainda sustentável, mas defende ajuste

Vitor Gaspar diz que os formuladores de política monetária têm muitas opções para colocar dívida sob controle e contam com uma combinação invejável de crescimento forte e condições financeiras mais brandas

Reuters

Vitor Gaspar, diretor de assuntos fiscais do FMI (Foto: James Lawler Duggan/Reuters)
Vitor Gaspar, diretor de assuntos fiscais do FMI (Foto: James Lawler Duggan/Reuters)

Publicidade

Washington (Reuters) – A trajetória da dívida dos Estados Unidos ainda é sustentável, apesar do crescimento estável, porque os formuladores de política monetária têm muitas opções para colocá-la sob controle e contam com uma combinação invejável de crescimento forte e condições financeiras mais brandas, disse o chefe da área fiscal do Fundo Monetário Internacional nesta quarta-feira (23).

Vitor Gaspar, diretor de assuntos fiscais do FMI, disse em uma coletiva de imprensa que agora é o momento para os EUA iniciarem a consolidação fiscal.

“O país está crescendo cerca de 2 pontos percentuais do PIB a cada ano. Portanto, desse ponto de vista, essa trajetória de endividamento não pode continuar para sempre”, disse Gaspar.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos que a situação nos Estados Unidos é sustentável, porque os formuladores de política monetária nos Estados Unidos têm acesso a muitas combinações de instrumentos de política monetária que lhes permitem colocar a trajetória da dívida pública sob controle”, acrescentou.