Ministério da Agricultura publica lista com 12 marcas de azeite fraudadas; confira

Análises detectaram a presença de outros óleos vegetais não identificados nos produtos

Maria Luiza Dourado

Azeite de oliva (Foto de Pixabay/Pexels)
Azeite de oliva (Foto de Pixabay/Pexels)

Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu nesta segunda-feira (21) um novo alerta sobre a comercialização de 12 marcas de azeite de oliva que foram desclassificadas por fraude e consideradas impróprias para consumo.

Testes físico-químicos desclassificaram os produtos por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012. Isso porque as análises detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites, comprometendo sua qualidade e a segurança.

LEIA MAIS: Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeite

Segundo o Ministério da Agricultura, os produtos representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses outros óleos vegetais.

As marcas de azeites fraudados são:

Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita da pasta de fraude.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo a lista com marcas e lotes:

Lista com marcas de azeites fraudados e lotes (Ministério da Agricultura)

Consumidor

Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que a comercialização desses produtos configura infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

LEIA MAIS: 11 azeites brasileiros ficam entre melhores do mundo em guia; veja quais

Dicas

A operação que originou a lista divulgada nesta terça faz parte de uma série de ações do Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, que é apontado como o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo.

Continua depois da publicidade

Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.