Publicidade
Atual vice-prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito, neste domingo (27), em segundo turno, o novo chefe do Poder Executivo na capital paranaense.
O político irá suceder Rafael Greca (PSD), mantendo a hegemonia do Partido Social Democrático no 7º maior colégio eleitoral do país (excluindo Brasília), que conta com 1.338.654 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 100% das urnas apuradas, Pimentel obteve 531.029 votos − o equivalente a 57,64% dos votos válidos (ou seja, desconsiderando votos em branco e nulos). Sua adversária, a jornalista Cristina Graeml (PMB), estreante na política e considerada a grande surpresa do pleito, ficou com 390.245 votos (42,36%).
Continua depois da publicidade
A disputa em segundo turno foi marcada por grandes emoções, com as pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontando para um pleito acirrado e pouco espaço para previsões seguras.
No primeiro turno, a campanha de Cristina Graeml surpreendeu, com um crescimento na reta final do pleito, superando nomes mais conhecidos da política local, como o deputado federal Luciano Ducci (PSB), o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), que inclusive contou com Rosângela Moro (União Brasil) como vice, e Roberto Requião (Mobiliza), que já foi prefeito, governador e senador.
Apesar do espaço dado para novidades no pleito demonstrado pelas urnas, Pimentel levou vantagem relevante ao construir sólida rede de apoio partidária, unindo siglas como MDB, PL, Republicanos e Podemos, além de contar com a estrutura da máquina.
Continua depois da publicidade
Eduardo Pimentel tem 40 anos e é natural de Curitiba. Formou-se em Administração, com pós-graduação em Agronegócios. Além da posição de vice-prefeito, o empresário ocupou a secretaria estadual de Cidades e foi suplente de deputado estadual.