Publicidade
Os feriados de inverno nos Estados Unidos, que naturalmente estimulam as vendas em novembro e dezembro, devem crescer entre 2,5% e 3,5% neste ano em relação ao mesmo período de 2023, prevê a Federação Nacional do Varejo (NRF, na sigla em inglês).
A NRF calcula que as vendas no período que abrange Ação de Graças e Natal devem alcançar entre US$ 979,5 bilhões e US$ 989 bilhões em gastos totais, em comparação com US$ 955,6 bilhões nos mesmo meses do ano passado.
A NRF define a temporada de feriados como de 1º de novembro a 31 de dezembro e o cálculo exclui revendedores de automóveis, postos de gasolina e restaurantes, se concentrando no varejo principal.
“A economia permanece fundamentalmente saudável e continua a manter seu ímpeto nos últimos meses do ano”, disse em nota o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay.
“Os feriados de inverno são uma tradição importante para as famílias americanas e sua capacidade de gastar continuará a ser apoiada por um forte mercado de trabalho e crescimento salarial”, comentou.
Um dos principais contribuintes para esse crescimento geral das vendas no varejo é esperado nas compras online. As vendas online e outras feitas fora das lojas devem aumentar entre 8% e 9%, para um total entre US$ 295,1 bilhões e US$ 297,9 bilhões.
Continua depois da publicidade
Esse número é superior aos US$ 273,3 bilhões do ano passado, quando a alta sobre 2022 chegou a 10,7%.
“Continuamos otimistas sobre o ritmo da atividade econômica e do crescimento projetado no segundo semestre do ano”, disse o economista chefe da NRF, Jack Kleinhenz. “As finanças das famílias estão em boa forma e um ímpeto para fortes gastos na temporada de férias, embora as famílias gastem com mais cautela.”
Como os varejistas antecipam o aumento da demanda do consumidor durante a temporada de feriados, são necessários funcionários adicionais para apoiar as operações comerciais. A NRF espera que os varejistas contratem entre 400 mil e 500 mil trabalhadores sazonais este ano, alguns dos quais podem ter sido antecipados em outubro. Isso se compara a 509 mil contratações sazonais no ano passado.
Continua depois da publicidade
Segundo a NRF, um característica diferenciadora da temporada de compras de fim de ano em relação a 2023 é que o período de compras entre o Dia de Ação de Graças e o Natal será cinco dias mais curto, totalizando 26 dias.
Fatores adicionais que contribuem este ano podem incluir o impacto econômico dos furacões Helene e Milton. Sobre as eleições presidências de 5 de novembro, a Federação disse que é quase impossível medir seu impacto nos gastos atuais ou futuros.