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Vendas da LVMH caem com diminuição da demanda chinesa por bolsas caras

A empresa com sede em Paris, um termômetro para a indústria de luxo, viu seus ADRs nos EUA caírem até 10% após o anúncio

Bloomberg

Bolsas em exibição em uma vitrine de uma boutique de luxo da Louis Vuitton em Londres, Reino Unido, na segunda-feira, 14 de outubro de 2024 (Jason Alden/Bloomberg)
Bolsas em exibição em uma vitrine de uma boutique de luxo da Louis Vuitton em Londres, Reino Unido, na segunda-feira, 14 de outubro de 2024 (Jason Alden/Bloomberg)

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As vendas de moda e artigos de couro da LVMH caíram pela primeira vez desde a pandemia, à medida que o maior player da indústria foi atingido por uma queda na demanda dos consumidores chineses, cujo apetite por compras de alto padrão antes parecia insaciável.

A receita orgânica da unidade chave, cujas marcas incluem Louis Vuitton e Christian Dior, caiu 5% no terceiro trimestre, informou a LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton em um comunicado nesta terça-feira (15). Os analistas esperavam um pequeno aumento. No geral, as vendas do grupo caíram 3%.

Os resultados “indicam uma desaceleração mais pronunciada do que o esperado”, disse o analista Piral Dadhania, da RBC Capital Markets, em uma nota.

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A empresa com sede em Paris, um termômetro para a indústria de luxo, viu seus ADRs nos EUA caírem até 10% após o anúncio. Rivais americanos, incluindo Ralph Lauren e Estee Lauder, caíram nas negociações em Nova York, enquanto os ADRs da Kering, dona da Gucci, também despencaram.

Os consumidores na China reduziram os gastos com bens caros em meio a preocupações com o crescimento econômico lento e uma crise no mercado imobiliário — preocupações que levaram o governo chinês a revelar um pacote de medidas no mês passado para revitalizar a economia.

Vendas no Japão

As vendas orgânicas na região que inclui a China caíram 16% no trimestre na LVMH, mais do que as estimativas, uma decepção para um grupo que tinha sido um dos mais resilientes diante da demanda em queda no país. As vendas no Japão também tiveram um desempenho pior do que o esperado, à medida que um iene mais forte afetou os gastos dos consumidores chineses que viajaram para lá para comprar itens de luxo.

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Um boom de gastos durante a pandemia, que impulsionou as vendas de luxo, perdeu força no ano passado, especialmente para marcas que atendem aos chamados clientes aspiracionais. As marcas mais exclusivas, como a Hermes — que reporta vendas trimestrais na próxima semana — resistiram melhor à desaceleração.

Administrada e controlada por Bernard Arnault, a quinta pessoa mais rica do mundo, a LVMH possui cerca de 75 marcas de luxo que abrangem moda, joias, hotéis e bebidas. Todas as principais unidades do grupo não atingiram as estimativas dos analistas no terceiro trimestre.

© 2024 Bloomberg L.P.