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O recrudescimento do conflito no Oriente Médio, que trouxe inclusive novas ameaças na região do Mar Vermelho pela milícia Houthi, apoiada pelo Irã, não gerou impacto negativo nos preços do transporte global de contêineres. A greve de trabalhadores nos portos dos EUA na semana passada também teve efeito limitado.
Os últimos dados do Índice Mundial de Contêineres, da consultoria de supply chain Drewry, mostram que o custo por contêiner de 40 pés caiu 4% na semana em 10 de outubro, para US$ 3.349.
Embora o valor esteja 68% abaixo do pico observado no auge da pandemia de Covid-19 (US$ 10.377 por contêiner em setembro de 2021), ainda é 136% mais alto que a média pré-pandemia, de 2019, de US$ 1.420. E também representa uma alta anual de 145%.
A greve portuária nos Estados Unidos, que começou em 1º de outubro e terminou após três dias, elevou apenas marginalmente o preços do transporte em algumas rotas: subiu 1% entre Nova York e Roterdã.
Após o acordo provisório que colocou fim à greve, a Drewry espera que as taxas fora da China continuem a diminuir marginalmente nas próximas semanas.