Conteúdo editorial apoiado por

Stellantis prevê demissões à medida que pressão sobre CEO aumenta

CEO Carlos Tavares deve apresentar sua proposta em uma reunião do conselho de administração nos EUA nesta semana

Bloomberg

Publicidade

O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, está planejando uma profunda remodelação administrativa em resposta ao desastroso alerta sobre o lucro da montadora, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.

Tavares pode apresentar sua proposta em uma reunião do conselho de administração nos EUA nesta semana. Os cortes podem afetar vários departamentos, de equipes financeiras a chefes regionais, bem como executivos de marcas, disseram eles.

Os membros do conselho também devem discutir o futuro do CEO de 66 anos durante a reunião de dois dias, disseram as pessoas. O evento havia sido planejado bem antes de a Bloomberg informar no mês passado que o conselho presidido por John Elkann começou a procurar um sucessor para Tavares, cujo contrato termina no início de 2026.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

Um representante da Stellantis se recusou a comentar.

Tavares, um ávido cortador de custos, está tentando recuperar o controle após semanas de contratempos que levaram a montadora a reduzir suas expectativas de lucro e fluxo de caixa para o ano.

Embora a maioria dos rivais europeus também esteja lutando com a queda da demanda, a magnitude e o momento do alerta da Stellantis levantaram questões sobre a governança da montadora.

Continua depois da publicidade

Não está claro se os diretores apoiarão o plano de reformulação do CEO, com vários outros resultados ainda possíveis, disseram as pessoas. Os membros do conselho também se concentrarão nos esforços de recuperação a serem implementados nos EUA, um país relevante para os lucros da Stellantis, disseram eles.

A fabricante de Jeep e Dodge tem lutado com estoques inchados, saídas de alto perfil e queda nas vendas nos EUA depois de aumentar os preços mais do que seus pares. Elkann, que também é CEO da Exor NV, a maior acionista da Stellantis, está cada vez mais insatisfeito com a situação na América do Norte, informou a Bloomberg no mês passado.

Após sua aparição perante o conselho, Tavares viajará para a Itália, onde deve falar em uma audiência parlamentar em meio a preocupações com o declínio da produção de automóveis no país.

Continua depois da publicidade

Em uma visita à fábrica em Sochaux, na França, na semana passada, Tavares adotou um tom desafiador e disse que manterá seu mandato até o fim e que os atuais ventos contrários “de forma alguma” colocam sua estratégia em questão.

© 2024 Bloomberg L.P.