“Dinheiro esquecido”: prazo para saque acaba em 5 dias; veja como fazer

Mudança na normativa do recolhimento dos valores se deve à sanção da lei da reoneração gradual da folha de pagamento

Maira Escardovelli

(Foto: Pixabay)
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Quem possui “dinheiro esquecido” em bancos ou instituições financeiras têm até cinco dias para fazer o saque, considerando o prazo final em 16 de outubro. A consulta e retirada dos recursos deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central.

Pela plataforma é possível checar se pessoas físicas, jurídicas e até falecidos possuem saldos para recolhimento. De acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados em agosto, 63,01% dos beneficiários (32,9 milhões de pessoas) têm até R$ 10 para receber.

As quantias entre R$ 10,01 e R$ 100 representam 25,32% dos correntistas (13,2 milhões de pessoas); entre R$ 100,01 e R$ 1 mil estão 9,88% – 5,1 milhões de pessoas. Só 1,78% (931,8 mil pessoas) têm direito a receber mais de R$ 1 mil. Os números consideram o total de contas — uma pessoa pode ter mais de uma conta aberta com dinheiro esquecido.

O Sistema de Valores a Receber foi reiniciado em março de 2023, e até o final de julho deste ano, 22.201.251 pessoas haviam resgatado valores – apenas 32,8% do total de 67.691.066 titulares incluídos na lista desde o começo do programa, em fevereiro de 2022.

A mudança na normativa para recolhimento do “dinheiro esquecido” se deve à sanção ocorrida em 16 de setembro da Lei nº 14.973/24, que trata da reoneração gradual da folha de pagamento. Com a medida, os valores podem ficar sob domínio da União como “receita orçamentária primária” e serem considerados para fins de verificação do cumprimento da meta fiscal de déficit zero

E se o saque não for feito até o dia 16?


Após a data final, o governo vai recolher os saldos para integrar ao Tesouro Nacional e só será possível consultar e fazer novamente saques do “dinheiro esquecido” depois da publicação no Diário Oficial da União do segundo chamamento do Ministério da Fazenda.

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A publicação trará as especificações das somas recolhidas, a instituição depositária, a agência e os números da conta do depósito. Com o edital, fica definido o prazo de mais 30 dias, contados da data de publicação, para que os correntistas reclamem os valores mais uma vez.

Mas ainda não há uma definição de quando o chamamento será divulgado. “É difícil a gente conseguir determinar quando serão iniciados e finalizados esses 30 dias, porque o Ministério terá de pegar a lista dos valores não reclamados, fazer uma relação das contas, das instituições, dos valores – e vai ser uma relação gigante”, comenta Luis Felipe Ferrari, sócio do Goulart Penteado Advogados.

Como consultar e receber valores esquecidos


Para saber se há recursos a receber, o correntista deve acessar o site do SRV e fornecer dados como CPF, para pessoa física, e CNPJ, para pessoa jurídica. Quem tem mais de R$ 100 para receber precisa ativar o duplo fator de autenticação.

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Se houver recursos e a solicitação for realizada via sistema do Banco Central, é necessário fornecer chave Pix do titular para depósito. O valor será enviado em até 12 dias úteis, mas a instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado para confirmar informações.

Se não houver chave Pix cadastrada no sistema, o solicitante deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail para combinar a forma de devolução.

Para consultar valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ter em mãos o CPF do titular, ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, além de aceitar um termo de responsabilidade.

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Depois, é necessário entrar em contato com a instituição para receber informações sobre a documentação requerida.