Fifa adia decisão sobre punições à federação de Israel, mas anuncia investigação

Federação palestina denunciou associação de Israel em maio, citando cumplicidade em violações do direito internacional, discriminação e iregularidades em competições

Equipe InfoMoney

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante reunião do conselho da federação 03/10/2024 (Foto: Divulgação/Fifa)
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante reunião do conselho da federação 03/10/2024 (Foto: Divulgação/Fifa)

Publicidade

A Fifa adiou novamente uma decisão sobre possíveis sanções contra a Associação de Futebol de Israel e comunicou nesta quinta-feira (3) que seu comitê disciplinar vai iniciar uma investigação das denúncias que a Associação de Futebol da Palestina fez em maio. Serão investigadas as acusações de cumplicidade da federação em violações do direito internacional e suposto crime de discriminação.

Além disso, será apurada a denúncia feita pela AFP sobre a participação em competições israelenses de times de futebol supostamente sediados no território da Palestina.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino disse que o conselho da associação implementou a devida diligência sobre esses assuntos muito sensíveis e, com base em uma avaliação completa, seguiu o conselho de especialistas independentes.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Uma seleção mensal de títulos corporativos negociados no exterior para você investir em dólar.

“A violência em curso na região confirma que, acima de todas as considerações, e como afirmado no 74º Congresso da FIFA, precisamos de paz. Continuamos extremamente chocados com o que está acontecendo, e nossos pensamentos estão com aqueles que estão sofrendo. Pedimos a todas as partes que restaurem a paz na região com efeito imediato.”

Segundo a Reuters, federação palestina disse que pelo menos 92 jogadores palestinos – não profissionais – foram mortos na guerra, e que aa infraestrutura do futebol foi destruída, além as suas ligas terem sido suspensas e sua seleção nacional obrigada a jogar as eliminatórias da Copa do Mundo no exterior.

Em sua proposta, a AFP quer que a Fifa adote “sanções apropriadas” contra times israelenses, incluindo a seleção e os clubes.

Continua depois da publicidade

Israel está mandando seus jogos em casa na Liga das Nações na Hungria e um jogo fora de casa contra a Bélgica no mês passado foi transferido por causa de preocupações com a segurança. Na próxima data-Fifa, a seleção está programada para receber a França e visitar a Itália pela competição.

Esta não é a primeira vez que a Fifa adia uma decisão para o caso. A entidade havia prometido abordar a questão em uma reunião extraordinária de seu conselho em julho, mas adiou a decisão até seu último conselho em 31 de agosto. Em seguida, mudou sua decisão para esta reunião de outubro.