Publicidade
A Guarda Civil da Espanha deteve cinco pessoas e investiga outras dez, todas ligadas a um grupo de cibercriminosos que enganou duas mulheres, fazendo-as acreditar que estavam em um relacionamento com o ator Brad Pitt.
Segundo o veículo espanhol El Mundo, a investigação, que faz parte de uma operação chamada “Bralina”, começou em agosto de 2023, quando uma mulher denunciou ter tido 175 mil euros roubados por meio de fraude, em Granada. A operação resultou no bloqueio e recuperação de 85 mil euros do total fraudado, que ultrapassa 325 mil euros — equivalente a quase R$ 2 milhões.
LEIA MAIS: Visão sobre responsabilidade da vítima deve mudar, diz alvo do “golpista do Tinder”
De acordo com o jornal, usando uma suposta plataforma de fãs do ator, os golpistas convenceram as vítimas a realizar transferências de dinheiro, sob a promessa de um relacionamento amoroso com Brad Pitt.
O grupo criou uma rede de contas bancárias usando documentos falsificados de cidadãos africanos de diferentes nacionalidades e utilizou “mulas” para lavar o dinheiro. Durante a operação, foram apreendidos diversos dispositivos, como celulares e computadores, além de cartas manuscritas que revelavam as táticas de manipulação.
“Meu amor por você é verdadeiro. Sentimento desde o meu coração e para sempre. Por favor, me perdoe e me aceite (…) porque eu te amo e estou muito apaixonado por você”, dizia uma das cartas encontradas pelas autoridades, informa o El Mundo.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2023, com a deflagração da operação Bralina, ocorreram as primeiras prisões em Málaga e Almería. Entre janeiro e fevereiro de 2024, mais pessoas foram investigadas em Amorebieta, Huelva, Madrid, Barcelona, Sevilha, Granada e novamente Málaga, onde os líderes da organização foram detidos.
Além disso, a operação revelou que o filho da vítima de Granada também cometeu fraudes com o cartão da mãe, que somaram 17 mil euros. Ele acabou preso.
Os integrantes da quadrilha são investigados por fraude qualificada, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e associação criminosa.
Continua depois da publicidade
Segundo a Guarda Civil Espanhola, os criminosos estudavam as redes sociais de potenciais vítimas e desenhavam um perfil psicológico, selecionando mulheres vulneráveis, com carências afetivas e em estado depressivo.
Após trocarem mensagens e e-mails, as vítimas acreditaram que o ator Brad Pitt estava, de fato, prometendo um relacionamento amoroso a elas, motivo pelo qual realizaram transferências de dinheiro volumosas, até descobrirem que se tratava de fraude.