Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa salta mais de 1% com pacote chinês e quebra sequência ruim: ânimo durará?

Analista destaca expectativa de que anúncio impulsione desempenho do índice nos próximos dias

Reuters

Publicidade

(Reuters) – O Ibovespa subia mais de 1% nesta terça-feira, ancorado pela alta nos papéis da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4), em meio ao avanço do preço de commodities como minério de ferro e petróleo após a China anunciar seu maior pacote de estímulo econômico desde a pandemia.

Por volta das 11h, o Ibovespa subia 1,57%, a 132.618,94 pontos, um pouco abaixo da máxima intradia até agora de 133.072,68 pontos e interrompendo uma sequência de cinco quedas. O volume financeiro somava R$ 5,85 bilhões.

Para o head de research Régis Chinchila, da Terra Investimentos, o anúncio do pacote de estímulos chinês “animou os mercados”, com o cenário global e as expectativas sobre as commodities favorecendo a recuperação do Ibovespa.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“O sentimento geral é de que os estímulos da China podem continuar a impulsionar o desempenho do índice nos próximos dias”, afirmou o analista em comentários.

O especialista em mercado Felipe Sant’ Anna, da mesa proprietária Star Desk, também ressaltou o peso da decisão chinesa sobre os papéis ligados a commodities no Ibovespa.

O viés positivo na bolsa paulista ocorre após uma sequência de quedas, em meio a receios sobre o cenário fiscal no Brasil e um tom mais duro do Comitê de Política Monetária (Copom) após a elevação da taxa Selic.

Continua depois da publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira em evento promovido pelo Banco J. Safra que a dinâmica da inflação ainda preocupa o BC, ressaltando que a seca no país gera receios em relação aos preços dos alimentos.

DESTAQUES