Publicidade
O bilionário americano Dan Friedkin concordou em adquirir o Everton FC, o time da Premier League que há muito tempo luta para encontrar um comprador.
Friedkin e o proprietário do Everton, Farhad Moshiri, chegaram a um acordo durante o fim de semana, segundo fontes familiarizadas com o assunto, encerrando meses de incerteza para a equipe de futebol baseada em Liverpool.
“Estamos satisfeitos por ter chegado a um acordo para nos tornarmos os guardiões deste icônico clube de futebol”, disse um porta-voz do Friedkin Group. A Bloomberg foi a primeira a relatar as negociações avançadas sobre a aquisição.
O Everton é 94% propriedade de Moshiri, que investiu pesadamente no clube. Uma venda para a 777 Partners, com sede em Miami, fracassou no início deste ano, abrindo espaço para outros interessados. O proprietário da AS Roma, Friedkin, manteve conversas exclusivas antes de anunciar em julho que não prosseguiria com a aquisição.
A Bloomberg News informou na semana passada que Friedkin reacendeu seu plano de comprar o clube, competindo com o investidor americano John Textor.
Textor precisaria primeiro vender sua participação no rival Crystal Palace antes de considerar a compra do Everton, pois as regras impedem que um proprietário tenha ações em mais de um clube da Premier League.
Continua depois da publicidade
Além de ser proprietário da Roma, o Friedkin Group é um dos maiores distribuidores independentes da Toyota no mundo e possui uma coleção de resorts de luxo premiados, de acordo com seu site. Friedkin também pilota aviões como hobby. Ele comprou a Roma em 2020 e, em 2022, o time venceu a Europa Conference League sob o comando do técnico José Mourinho, que desde então saiu.
Segundo o Football Benchmark, a avaliação do Everton, incluindo dívidas, é de £ 474 milhões (US$ 632 milhões), conforme calculado em janeiro de 2024. O Everton ocupa a 25ª posição entre os clubes de futebol mais valiosos da Europa, enquanto a Roma está em 23ª. O Real Madrid, o clube mais valioso, tem uma avaliação entre £ 4,4 bilhões e £ 5,6 bilhões.
No entanto, não está claro quanto dinheiro será trocado para assumir o controle do Everton, um clube sobrecarregado de dívidas, incluindo cerca de US$ 200 milhões para a 777 Partners.
Continua depois da publicidade
O Everton, que já perdeu pontos por violar as chamadas regras de lucro e sustentabilidade, é um dos membros fundadores da English Football League nos anos 1880 e um dos poucos clubes que nunca foi rebaixado da Premier League.
O clube está se mudando para um novo estádio com capacidade para 53 mil lugares no próximo ano, o que espera ajudar a aumentar sua receita. A equipe masculina teve um início de temporada difícil, ocupando a 19ª posição, sem uma única vitória em cinco partidas. A situação na Roma também não tem sido fácil; o CEO do clube, que ocupa a 10ª posição na Série A da Itália com uma vitória em cinco jogos, renunciou no fim de semana em meio a uma reação negativa pela recente demissão de Daniele De Rossi como treinador.
© 2024 Bloomberg L.P.