Vale (VALE3): processo de sucessão avança; o que os analistas esperam de mudança?

Início do mandato do novo presidente, do novo CFO interino; e as indicações para os dois cargos vagos de membros independentes do Conselho estão no radar dos investidores

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Vale (VALE3) anunciou as tão esperadas mudanças na diretoria para a mineradora na noite da última sexta-feira (20).

O Bradesco BBI destaca que a Vale anunciou: (i) o início do mandato do novo presidente; (ii) do novo CFO interino; e (iii) as indicações para os dois cargos vagos de membros independentes do Conselho de Administração.

(i) Novo mandato do CEO: A Vale anunciou que seu Conselho de Administração aprovou o início antecipado do mandato de Gustavo Pimenta, que agora terá início em 1º de outubro (contra 1º de janeiro de 2025, anteriormente). Como resultado, o atual mandato de Eduardo Bartolomeo terminará no dia 30 de setembro.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

(ii) CFO interino: A mineradora também anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a nomeação, interinamente, de Murilo Muller, atual Diretor Global de Controladoria da companhia, para o cargo de Vice-Presidente Executivo responsável por Finanças e Relações com Investidores, com início em 1º de outubro e término em 31 de dezembro de 2024.

(iii) Novos conselheiros: O Conselho de Administração também aprovou a indicação de Heloisa Belotti Bedicks e de Reinaldo Castanheira Filho para os dois cargos vagos de membros independentes. As propostas de nomeação serão submetidas à Assembleia Geral Extraordinária, que deverá ser realizada em novembro.

A Genial ressalta que ambos têm sólida experiência em governança corporativa e gestão financeira, com trajetórias destacadas em diversas empresas e instituições.

Continua depois da publicidade

O Bradesco BBI destaca que a sucessão do CEO da Vale tem dominado as manchetes nos últimos meses, e o anúncio mais cedo do que o esperado de Gustavo Pimenta como novo CEO da empresa foi bem recebido pelo mercado.

“Quanto ao Conselho de Administração, notamos que desde as renúncias de José Luciano Duarte Penido e de Vera Marie Inkster em 11 de março e 1º de julho, respectivamente, a companhia possui dois cargos vagos”, avalia o BBI.

O BBI, embora reconheça que a tese de investimento da Vale continua altamente dependente da China, destaca que sua perspectiva fundamentalista melhorou significativamente nos últimos meses.

Continua depois da publicidade

Já olhando para frente, aponta o BBI, os investidores buscarão mais visibilidade sobre um possível acordo relacionado ao acidente de Mariana – que deve ser visto como o próximo evento de redução de risco para a tese. O banco mantém recomendação de compra para VALE3, com as ações sendo negociadas a múltiplos atrativos.

Para a Genial Investimentos, a antecipação da nomeação de Gustavo Pimenta como CEO já era esperada, dado seu longo histórico na empresa e seu profundo conhecimento do modus operandi.

“Além de sua familiaridade com as operações tradicionais, esperamos que, nos primeiros meses de sua gestão, ele se envolva ativamente para fortalecer o relacionamento com o governo. Em relação a Murilo Muller, acreditamos que sua experiência como Diretor Global de Controladoria proporcionará uma base sólida para o cumprimento de suas novas responsabilidades”, avalia a Genial, que recomenda compra e tem preço-alvo de
R$ 78,50.