Publicidade
Pelo menos oito pessoas ficaram feridas em Israel nesta quinta-feira (19) após um ataque com mísseis guiados antitanque na fronteira com o Líbano, numa ação reivindicada pelo grupo armado Hezbollah. Na sequência, um ataque de drones feriu um número ainda não contabilizado de pessoas.
O ataque ocorreu na sequência das explosões de aparelhos de comunicação usados por militantes do grupo, numa operação atribuída às forças de inteligência israelenses. Na terça-feira, centenas de pagers foram detonados, matando 12 pessoas. Ontem, explosões semelhantes aconteceram em aparelhos do tipo walkie-talkie, matando 20 pessoas no Líbano.
O jornal The Times of Israel informou que o centro médico Rambam, em Haifa, admitiu duas pessoas em estado de moderado a grave após os ataques com mísseis e drone, enquanto o Hospital Ziv, em Safed, recebeu outros seis feridos.
Continua depois da publicidade
O ataque do Hezbollah atingiu a área de Ramim Ridge e o grupo alegou ter como alvo uma posição das forças de defesa israelenses (IDF, na sigla em inglês). Pelo menos dois mísseis antitanque foram disparados.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou um projétil atingindo um galinheiro na comunidade agrícola de Margaliot.
As Forças de Defesa de Israel disseram que responderam ao fogo com artilharia no ponto de origem dos lançamentos de foguetes.
Continua depois da publicidade
No final do dia, vários drones carregados de explosivos lançados do Líbano atingiram o norte de Israel. De acordo com as IDF, um dos drones caiu no arredores da comunidade de Ya’ara, no norte da Galileia Ocidental. Várias pessoas ficaram feridas pelo impacto.
Vários outros drones atingiram uma área perto de Beit Hillel, no norte, na região de Kiryat Shmona, disseram os militares, provocando incêndios, mas sem causar feridos.
Durante a noite, caças israelenses atingiram prédios usados pelo Hezbollah em Chihine, Taybeh, Blida, Mays al-Jabal Aitaroun e Kafr Kila, no sul do Líbano, disseram as IDF.