Provedores afirmam que X driblou bloqueio no Brasil usando “escudo” no tráfego

Segundo o STF, brasileiros conseguiram acessar o X nesta quarta-feira devido a uma "instabilidade"

Equipe InfoMoney

Publicidade

Provedores de internet relatam que o X está utilizando um serviço que atua como um “escudo” para proteger seus servidores. Dessa forma, usuários brasileiros conseguiram acessar a rede social nesta quarta-feira (18), apesar do bloqueio ordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do jornal O Globo.

Segundo representantes da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abrint), ao distribuir o tráfego da rede social por novas rotas, o “escudo” dificulta o bloqueio do acesso ao ex-Twitter. Uma das operadoras utilizadas para isso é a Cloudflare, que também é empregada por grandes companhias brasileiras.

De acordo com a Abrint, os provedores de internet já procuraram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entender como bloquear a rede social, considerando que o IP, endereço exclusivo que identifica um dispositivo na internet, registrado deixou de ser o do X, passando a ser o da Cloudflare.

Segundo o STF, que reafirmou o bloqueio da rede no país, brasileiros conseguiram acessar o X nesta quarta-feira devido a uma “instabilidade”. “Aparentemente, é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, disse uma fonte à agência Reuters. Procurado, o X não respondeu de imediato ao pedido de comentário.