Lula recebe ligação de Putin; em pauta, incêndios no Brasil e guerra na Ucrânia

De acordo com o governo brasileiro, o líder russo “manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais” que vêm castigando diversas regiões do país nas últimas semanas

Fábio Matos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (18), uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin. As informações foram divulgadas pelo Palácio do Planalto.

De acordo com o governo brasileiro, o líder russo “manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais” que vêm castigando diversas regiões do país nas últimas semanas.

Ainda segundo a nota do Planalto, Lula e Putin “conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula dos Brics, mês que vem, em Kazan, e as relações bilaterais entre os dois países” e “também falaram sobre a proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia”.

Continua depois da publicidade

Os governos de Brasil e China vêm atuando, por meio de seu corpo diplomático, para que mais países apoiem uma proposta de cessar-fogo para o conflito entre russos e ucranianos – que teve início há mais de 2 anos, quando tropas da Rússia invadiram o território ucraniano por ordem de Putin.

Na semana que vem, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, os governos brasileiro e chinês devem fazer uma apresentação com os detalhes dessa proposta de paz.

Lula é criticado por relação com Putin

A relação de Lula com Putin, considerada próxima, é alvo de críticas por parte da comunidade europeia e do presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky. O governo brasileiro já foi duramente criticado na Europa e nos Estados Unidos por manter uma suposta neutralidade em relação ao conflito na Ucrânia – o que muitas vezes é interpretado como apoio velado a Putin.

Continua depois da publicidade

A diplomacia brasileira nega qualquer apoio à Rússia e afirma, reiteradamente, que o país condenou a invasão na Ucrânia.

Visita à Rússia

Lula deve fazer sua primeira visita oficial à Rússia em seu terceiro mandato como presidente da República durante a cúpula dos Brics, entre 22 e 24 de outubro, em Kazan. O bloco tem como principais integrantes Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Recentemente, foram incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”