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Tupperware entra com pedido de falência após fracassar na tentativa de reestruturação

Empresa entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11 nos EUA, onde buscará a aprovação do tribunal para facilitar um processo de venda

Bloomberg

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A Tupperware Brands, cujos recipientes de plástico se tornaram sinônimo de armazenamento de alimentos, entrou com pedido de falência após anos de luta com quedas nas vendas e crescente concorrência.

A empresa de 80 anos entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11 em Delaware, onde buscará a aprovação do tribunal para facilitar um processo de venda do negócio enquanto continua operando. O pedido, que a Bloomberg News informou na segunda-feira que era iminente, segue negociações prolongadas entre a empresa e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões em empréstimos.

“Enfrentando necessidades de liquidez cada vez mais urgentes e estresse operacional contínuo, a empresa reiniciou os esforços de marketing pela terceira vez após o fim de semana de 4 de julho,” disse o Diretor de Reestruturação Brian J. Fox em documentos judiciais apresentados na terça-feira.

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Para ajudar a persuadir os credores a apoiar um novo impulso para o financiamento de resgate, a Tupperware suspendeu as restrições ao comércio da dívida da empresa. Três novos investidores, incluindo Stonehill Institutional Partners e Alden Global Capital, compraram a maioria dos empréstimos seniores da empresa por apenas 3 centavos de dólar, disse Fox. O empréstimo de US$ 8 milhões posteriormente levou os credores a processarem uns aos outros em Nova York.

Os novos credores emprestaram US$ 8 milhões à Tupperware, mas a empresa recebeu apenas US$ 6 milhões em dinheiro novo porque a dívida veio com um desconto de 25% em favor dos credores. Os credores também exigiram que o inventário da Tupperware fosse usado como garantia da nova dívida, disse Fox.

A Tupperware vinha alertando desde 2020 que sua capacidade de continuar operando estava em dúvida. A sorte da empresa reviveu brevemente quando os lockdowns da Covid-19 levaram a um aumento na culinária caseira — e, portanto, nas sobras. As ações da empresa também tiveram uma alta temporária como uma ação meme.

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No entanto, esses ventos favoráveis desapareceram. E embora os credores tenham dado à empresa algum fôlego, a receita continuou a cair. Em junho deste ano, a empresa planejava fechar sua única fábrica nos EUA e demitir quase 150 funcionários.

No pedido de falência, a Tupperware listou ativos entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão e passivos de US$ 1 bilhão a US$ 10 bilhões.

“Este processo tem como objetivo nos proporcionar flexibilidade essencial enquanto buscamos alternativas estratégicas para apoiar nossa transformação em uma empresa liderada pela tecnologia e focada no digital, melhor posicionada para servir nossos stakeholders,” disse a presidente e CEO da Tupperware, Laurie Ann Goldman, em um comunicado na noite de terça-feira.

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O fundador da Tupperware, Earl Tupper, apresentou seus produtos plásticos ao público em 1946 e, posteriormente, patenteou seu selo flexível e hermético. Os produtos da marca inundaram as casas americanas, principalmente por meio de festas de vendas independentes realizadas em casas suburbanas, ajudando a empresa a dominar o mercado por décadas.

Mas à medida que as festas desapareciam e a concorrência aumentava, seus produtos icônicos enfrentaram uma demanda enfraquecida. A empresa não conseguiu acompanhar o ritmo de mudança do varejo e dos consumidores que estavam se dirigindo para a internet para muitos dos produtos de commodities que a Tupperware vendia. A pandemia de Covid aumentou brevemente as vendas, mas o aumento de pessoas comendo em casa e comprando produtos Tupperware não durou muito.

Em 2022, a empresa ainda dependia de vendas diretas por um exército de 300.000 vendedores amadores. Mas os compradores estavam cada vez mais comprando produtos semelhantes — e muitas vezes mais baratos — online. Eles estavam indo diretamente para a Amazon ou Walmart, e aqueles que queriam evitar comprar mais produtos de plástico podiam encontrar recipientes semelhantes feitos de embalagens mais ecológicas.

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No ano seguinte, a empresa se envolveu na febre das ações meme. Um preço de ação surpreendente mascarou muitos dos problemas subjacentes da Tupperware e persistiu apesar de a própria empresa alertar que tinha dúvidas substanciais sobre sua continuidade.

No ano passado, a Tupperware substituiu seu CEO e anunciou planos de fechamento de fábricas. Mas não foi suficiente para conter a drenagem de caixa. E, no final, não foi suficiente para salvar a empresa.

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