Após atrasos, missão que terá 1ª caminhada espacial privada é marcada para 6ª feira

Voo da Polaris Dawn estava previsto para 26 de agosto, mas foi adiado após a detecção de uma vazamento e depois por condições climáticas; astronautas devem atingir órbita mais distante ao redor da Terra

Roberto de Lira

Cápsula da missão Polaris Dawn, na área de lançamento na Flórida (Foto: Instagram da SpaceX/@spacex)
Cápsula da missão Polaris Dawn, na área de lançamento na Flórida (Foto: Instagram da SpaceX/@spacex)

Publicidade

Após uma série de adiamentos, a manhã da sexta-feira (6) é próxima previsão de lançamento da missão Polaris Dawn, que deve marcar a primeira caminhada espacial comercial da história, com os astronautas usando trajes desenvolvidos pela SpaceX, do bilionário Elon Musk. Até hoje, todas as caminhadas espaciais foram feitas por agências espaciais estatais, como a Nasa.

O voo da Polaris Dawn estava previsto para 26 de agosto, mas foi adiado após a detecção de uma vazamento de hélio. Sanado o problema, houve novos adiamentos, tanto pela condições climáticas como pela exigência de investigações pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), após um foguete da SpaceX a serviço da Starlink sofrer problemas no pouso.

A autorização do órgão de aviação já foi dada e a missão pode prosseguir nesta semana.

Quando decolar do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, o comandante Jared Isaacman, o piloto Scott “Kidd” Poteet e as engenheiras líderes de operações espaciais da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis, devem realizar uma série de estreias, desde a órbita planejada mais distante ao redor da Terra até a primeira caminhada espacial comercial.