Janja, Xuxa, Luiza Trajano, Daiane: quem ganhou medalha de Lula por “mérito na saúde”

Também foram condecorados por Lula representantes do Instituto Butantan, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); veja a lista completa

Fábio Matos

18.05.2022- Cerimônia de casamento do presidente Lula e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert)
18.05.2022- Cerimônia de casamento do presidente Lula e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou 22 personalidades e 10 entidades com a medalha de mérito Oswaldo Cruz, honraria tradicionalmente concedida para pessoas que se destacaram por ações voltadas à saúde pública.

Entre os nomes dos que receberam a condecoração estão a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, esposa do presidente da República, a apresentadora Xuxa Meneguel, a ex-ginasta Daiane dos Santos e a empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magalu.

A concessão das medalhas foi publicada na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União.

Xuxa e Daiane são embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde, o que justificaria a medalha. No Diário Oficial, no entanto, não há qualquer explicação para a concessão da honraria à Janja e Luiza Trajano.

De acordo com o decreto que regulamenta a concessão da medalha Oswaldo Cruz, deve haver a indicação de quais seriam os serviços prestados à saúde que justificariam a homenagem.

Também foram condecorados por Lula representantes do Instituto Butantan, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua depois da publicidade

Veja a lista das pessoas condecoradas:

Veja a lista das instituições condecoradas:

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”