Musk celebra Meloni enquanto Itália avalia investimentos no setor espacial

Musk e Meloni se encontraram em várias ocasiões, incluindo em um festival político realizado em dezembro pelo partido da primeira-ministra

Bloomberg

Publicidade

Quando a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni visitar Nova York no final deste mês para receber um prêmio de cidadania global, será Elon Musk quem lhe entregará a honraria.

O CEO da Tesla e dono do X apresentará a Meloni o Prêmio de Cidadã Global do Atlantic Council em uma cerimônia no dia 23 de setembro, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. Entre os recipientes anteriores estão o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

Em uma postagem no site do Atlantic Council em fevereiro, os fellows Kaush Arha e Paolo Messa creditaram Meloni por ser “fundamental para garantir a ajuda europeia tão necessária à Ucrânia.” Desde que assumiu o cargo, acrescentaram, “a líder italiana emergiu como uma interlocutora poderosa na Europa e no palco mundial.”

Continua depois da publicidade

Musk e Meloni se encontraram em várias ocasiões, incluindo em um festival político realizado em dezembro passado pelo partido de direita Irmãos da Itália, da primeira-ministra. No palco, Musk discutiu a crise demográfica da Itália — o país tem uma das taxas de natalidade mais baixas da Europa — e incentivou a plateia a “ter mais italianos.”

“Por mais simples que pareça, se as pessoas não tiverem filhos, não haverá nova geração,” disse Musk ao público, ecoando uma preocupação proeminente de Meloni. O bilionário também alertou sobre os perigos do “vírus da mente woke” — um ponto de discussão favorito — e a migração descontrolada.

A cerimônia do Atlantic Council não será o único encontro deste mês entre Meloni e o homem mais rico do mundo. Eles também estão agendando uma conversa reservada para discutir oportunidades de investimento nos setores espacial e de inteligência artificial da Itália, disseram as fontes.

Continua depois da publicidade

A Itália aprovou um novo marco regulatório em junho que concede permissão para que empresas espaciais estrangeiras operem no país, de acordo com uma declaração do ministro da Indústria. A Itália espera gerar € 7,3 bilhões (US$ 8,1 bilhões) em investimentos no setor espacial até 2026.

Musk, que também é CEO da Space Exploration Technologies, já tem uma vantagem. A Itália está entre os países atendidos pela Starlink, que oferece Internet de banda larga por meio de uma rede global de mais de 6.000 satélites da SpaceX.

Em abril passado, a Starlink alegou que a Telecom Italia, o maior provedor de telecomunicações do país, estava obstruindo a implementação de seus serviços de Internet de alta velocidade.

Continua depois da publicidade

Representantes da SpaceX e um porta-voz do governo italiano se recusaram a comentar.

© 2024 Bloomberg L.P.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS