Publicidade
Os Estados Unidos apreenderam o avião pertencente ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o levaram para a Flórida. Autoridades americanas confirmaram nesta segunda-feira (2) que apreenderam o jato, um Dassault Falcon 900EX, na República Dominicana após afirmarem que ele foi supostamente comprado em violação das sanções dos EUA.
O avião, descrito por autoridades americanas como o equivalente venezuelano ao Air Force One, foi levado para a cidade de Fort Lauderdale.
“Nesta manhã, o Departamento de Justiça apreendeu uma aeronave que alegamos ter sido comprada ilegalmente por US$ 13 milhões por meio de uma empresa de fachada e contrabandeada para fora dos Estados Unidos para uso de Nicolás Maduro e seus aliados”, disse o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland.
Continua depois da publicidade
Matthew Axelrod, secretário assistente do Departamento de Comércio, disse: “Que esta apreensão envie uma mensagem clara: aeronaves adquiridas ilegalmente dos Estados Unidos para o benefício de funcionários venezuelanos sancionados não podem simplesmente voar para o pôr do sol”
Avaliado em US$ 13 milhões, o avião de fabricação francesa está registrado na república europeia de San Marino, de acordo com o jornal Miami Herald. Ele estava na República Dominicana nos últimos meses, mas já foi usado por Maduro em viagens para São Vicente e Granadinas, Cuba e Brasil.
Musk ironiza Lula
Elon Musk, que está envolvido em um imbróglio com as autoridades brasileiras que resultou na suspensão do X no país, comentou a apreensão do avião de Maduro, fazendo uma provocação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Continua depois da publicidade
O dono da rede social escreveu: “A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos da X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também. Espero que Lula goste de voar em avião comercial.”
(Com agências de notícias)