Tufão Shanshan paralisa fábricas e transportes e mata três pessoas no Japão

Tufão chegou ao sudoeste do Japão nesta quinta-feira e já matou três pessoas, ferindo mais de 80; trens de alta velocidade, voos comerciais, indústrias e comércio estão fazendo paralisações por conta dos chuvas e do vento

Equipe InfoMoney

Fazenda submersa pelas inundações causadas pelo tufão Shanshan em Yufu, no sudoeste do Japão – 29/08/2024 (Foto: Kyodo News/via Reuters)
Fazenda submersa pelas inundações causadas pelo tufão Shanshan em Yufu, no sudoeste do Japão – 29/08/2024 (Foto: Kyodo News/via Reuters)

Publicidade

Milhões de pessoas no Japão devem ter seu dia a dia afetado nesta quinta-feira (29), quando tufão Shanshan atingiu a ilha principal de Kyushu, no sudoeste do país. A agência meteorológica local informou que as fortes chuvas e os deixaram pelo menos 80 pessoas feridas nas sete prefeituras da ilha. Três pessoas morreram no centro país, devido às chuvas.

A Agência Meteorológica do Japão pediu aos moradores das áreas afetadas que permaneçam em alerta máximo para desastres naturais, enquanto as operadoras de transporte público cancelaram trens e voos, e algumas casas ficaram sem energia à medida que a tempestade avançava.

A Central Japan Railway disse na noite de quinta-feira (pelo horário do Japão) que interromperá todos os serviços de trem-bala Tokaido Shinkansen pelo resto do dia, uma vez que um pluviômetro instalado ao longo da rota continua a exceder o limite regulamentar. Outra empesa de trem-bala, a Kyushu Railway já havia suspendido parte de suas operações noite de quarta-feira. Outra paradas devem acontecer amanhã..

A Japan Airlines e a All Nippon Airways também disseram que alguns voos de e para aeroportos regionais serão cancelados até sexta-feira, informou a agência Kyodo News.

Na província de Aichi, no centro do Japão, o escritório da cidade de Gamagori confirmou que três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas quando um deslizamento de terra atingiu uma casa após as fortes chuvas trazidas pelo tufão.

Mais de 260.000 residências nas sete prefeituras da região de Kyushu ficaram temporariamente sem energia, informou a Kyushu Electric Power, o mesmo ocorrendo com alguma linhas de telefonia fixas nas províncias de Kagoshima e Miyazaki.

Continua depois da publicidade

As indústrias também estão sofrendo impactos do clima. As principais montadoras disseram que suspenderiam as operações em algumas de suas fábricas nesta quinta-feira, principalmente em áreas afetadas pelo tufão. A Toyota disse que 14 de suas fábricas ficarão paralisadas até sexta-feira.

As operações de lojas e restaurantes também foram afetadas, com a Seven-Eleven Japan Co. e duas outras grandes redes de lojas de conveniência fechando cerca de 900 de suas lojas em Kyushu, enquanto o McDonald’s local fechou 98 restaurantes.