Publicidade
A pesquisa divulgada pela Quaest, nesta quarta-feira (28), sobre a corrida eleitoral em São Paulo (SP) confirmou o cenário de empate técnico triplo na liderança, já demonstrado em levantamentos recentes de outros institutos.
Segundo a pesquisa, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição, aparecem tecnicamente empatados, dividindo a ponta.
Boulos tem 22% das intenções de voto e, numericamente, é o primeiro colocado. Em seguida, aparecem Marçal e Nunes, ambos com 19%, fechando o primeiro pelotão.
Em relação à última pesquisa da Quaest, realizada em julho, Boulos subiu 3 pontos percentuais (tinha 19%), Nunes recuou 2 (tinha 21%) e Marçal avançou 6 pontos, acima da margem de erro (tinha 13% no mês passado).
Na sequência, já mais distantes dos primeiros colocados, vêm o jornalsita José Luiz Datena (PSDB), com 12% das intenções de voto, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 8%.
No último levantamento, Datena tinha 19% – portanto, recuou 7 pontos percentuais, bem acima da margem de erro. Tabata, que tinha 6%, oscilou 2 pontos percentuais para cima.
Continua depois da publicidade
A economista Marina Helena (Novo) soma 3% da preferência do eleitorado paulistano (tinha 4%). A margem de erro da pesquisa da Quaest é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja os números:
Guilherme Boulos (PSOL): 22%
Pablo Marçal (PRTB): 19%
Ricardo Nunes (MDB): 19%
Datena (PSDB): 12%
Tabata Amaral (PSB): 8%
Marina Helena (Novo): 3%
Bebeto Haddad (DC): 2%
João Pimenta (PCO): 0%
Ricardo Senese (UP): 0%
Altino Prazeres (PSTU): 0%
Indecisos: 8%
Branco/nulo/não vai votar: 7%
Continua depois da publicidade
Segundo turno
A Quaest fez simulações de segundo turno na eleição de São Paulo. No primeiro cenário, Guilherme Boulos e Pablo Marçal aparecem empatados, com 38% das intenções de voto, enquanto 19% dizem que votariam em branco ou nulo e 5% não souberam responder.
Em uma eventual disputa entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o prefeito de São Paulo venceria com 46%, ante 33% do candidato do PSOL.
Por fim, entre um embate entre Nunes e Marçal, o emedebista também levaria a melhor, vencendo por 47% a 26%.
Continua depois da publicidade
A pesquisa
A Quaest entrevistou 1.200 eleitores paulistanos, de 16 anos ou mais, de forma presencial, entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-08379/2024.