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Hap Klopp, da The North Face, revela como construir uma marca icônica na Expert XP 24

Para Klopp, produtos têm um ciclo de vida cada vez mais curto hoje em dia, mas as marcas duram

Lucas Gabriel Marins

Hap Klopp, da The North Face (Divulgação)
Hap Klopp, da The North Face (Divulgação)
Nome completo:  Kenneth (Hap) Klopp
Data de nascimento:  7 de fevereiro de 1942
Local de nascimento:  Washington, EUA
Formação:  MBA em finanças e marketing 
Cargos de destaque:  Cofundador da The North Face

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Hap Klopp é cofundador da The North Face, marca líder em roupas e equipamentos para atividades ao ar livre, onde exerceu o cargo de CEO por cerca de duas décadas, transformando a empresa em uma das mais bem administradas no período. Ele vai contar parte dessa história na Expert XP 2024, maior festival de investimentos do mundo, no painel “The North Face: Como construir uma marca icônica – Antes e Agora”. A participação está marcada para a sexta-feira (30), às 15h20.

Quem é Hap Klopp?

Hap Klopp se formou na década de 60 na escola de negócios da Universidade de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia, nos Estados Unidos. Na instituição de ensino, considerada a 6ª melhor do mundo, segundo o QS World University Rankings, ele também obteve um MBA em marketing e finanças. 

Em 1968, dois anos após sair de Stanford, Klopp comprou a The North Face, que na época era uma pequena loja em São Francisco, fundada dois anos antes por dois entusiastas de caminhadas. O empresário atuou como CEO da empresa até o final da década de 80, quando foi vendida para o Grupo VF Corporation, dona de outras marcas conhecidas, como Vans e Timberland . 

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Durante seus 20 anos à frente da marca, Klopp transformou a The North Face em uma das empresas mais bem geridas e respeitadas do setor. A revista Business Week chegou a destacar o negócio por oferecer produtos de alta qualidade, tornando-se um exemplo de excelência entre as empresas dos Estados Unidos.

Entusiasta do ESG

Ao mesmo tempo em que ajudou a companhia a crescer, Klopp foi um dos primeiros a trabalhar conceitos de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança) dentro da companhia, em uma época em que quase ninguém falava disso. “Eu tinha essa visão de que uma empresa deveria ter foco ambiental, deveria se dedicar a fazer o bem e poderia fazer isso ao mesmo tempo que obtém lucro”, disse em um podcast no final de 2023. 

Em 1975, a companhia criou o “Ice Nine Award”, um prêmio concedido a organizações que mais destroem o meio ambiente. O objetivo era usar o humor para envolver seu público nas causas ambientais. A primeira vencedora foi a Atomic Energy Commission (AEC), uma agência criada pelo governo dos EUA para promover e controlar o desenvolvimento da ciência e tecnologia atômica. 

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Consultoria, palestras e livros

Após vender a empresa, Klopp deu início a uma nova aventura e fundou a HK Consulting, empresa internacional de consultoria de gestão, com escritórios nos EUA e no Japão. Além disso, virou investidor, consultor e membro do conselho de várias companhias disruptivas, como a Reviv, que oferece terapias nutricionais intravenosas, e a Cocona/37.5, uma empresa de nanopartículas que fabrica fibras, tecidos e laminados.

Recentemente, também começou a trabalhar junto com a chilena Spora Biotech, empresa que faz expedições em vários ecossistemas diferentes do mundo, como o amazônico, em busca de novas espécies de fungos para processá-los por meio de biotecnologia e nanotecnologia e criar novas categorias de produtos. 

Klopp também atua como palestrante e professor em temas como liderança, empreendedorismo, aventura e gestão. Além disso, ele se aventurou no mercado editorial, escrevendo dois livros. No primeiro, “Conquering The North Face: An Adventure In Leadership”, narra sua experiência como líder da renomada marca de roupas. No segundo, “Almost – 12 Electric Months Chasing a Silicon Valley Dream”, compartilha as lições aprendidas durante um ano desafiador no ambiente de uma startup em São Francisco.

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Lições

Ao longo dos anos, deu dicas valiosas. Defende que os produtos têm um ciclo de vida cada vez mais curto hoje em dia, mas as marcas duram. Por isso, uma grande marca precisa ser “coesa” e “consistente com suas filosofias”. Uma empresa, também fala, deve concentrar no valor de seu produto, não no preço. 

“Se você já passou a noite em um saco de dormir a 20 graus abaixo de zero e não conseguiu dormir porque estava muito frio, pagaria US$ 200 a mais por um que funcionasse”, disse em uma entrevista publicado no site da Stanford.

Sobre gestão, Klopp alega que para construir uma equipe disposta a trabalhar para você, primeiro é preciso conquistar o respeito de todos. Para ele, as melhores ideias surgem do atrito e da interação entre as pessoas. O empresário também procura ficar perto dos jovens, que costumam ter uma atitude mais otimista, o que “é inspirador”, diz. 

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