Trump diz na TV que ‘se Jesus fosse o contador dos votos’ ele venceria na Califórnia

Ex-presidente critica alto volume de votos enviados pelo correio no estado, que ele estimou em 38 milhões, e insistiu que uma contagem honesta lhe daria a vitória em novembro

Roberto de Lira

O ex-presidente Donald Trump, durante entrevista com o psicólogo da TV Dr. Phil (Foto: Reprodução do Instagram/@drphil)
O ex-presidente Donald Trump, durante entrevista com o psicólogo da TV Dr. Phil (Foto: Reprodução do Instagram/@drphil)

Publicidade

O Estado da Califórnia não dá uma vitória a um candidato republicano nas eleições presidenciais nos Estados Unidos desde 1988, quando elegeu George Bush, mas o ex-presidente Donald Trump acredita que poderia sair vitorioso em 2024, caso a contagem de votos fosse mais honesta. “Se Jesus descesse e fosse o contador de votos, eu ganharia na Califórnia, ok?”, disse na terça-feira (27), numa entrevista ao psicólogo da televisão Dr. Phil McGraw.

Trump respondia a uma questão sobre os votos enviados pelo correio, que o ex-presidente acredita ser uma fonte de fraudes eleitorais, que não deveria ser autorizada.

Ele citou Jesus como exemplo de um contador de voto honesto e afirmou se sair muito bem nos votos entre os hispânicos, “em um nível que nenhum republicano jamais teve”.

Sob a incredulidade de McGraw, Trump reforçou acreditar nessa tese. “Eu vejo. Eu ando pela Califórnia, eles têm placas de Trump por todo o lugar. É muito desonesto, tudo é enviado pelo correio. Eles enviam 38 milhões de cédulas, eu acho”, continuou Trump. “Sempre que você tiver uma cédula pelo correio, terá uma fraude massiva”, disse, citando que algumas pessoas chegam a enviar até sete cédulas pelo correio.

Durante a conversa, o Dr. Phil também pressionou o ex-presidente sobre seus comentários em uma reunião de cristãos no mês passado, durante a qual ele disse que eles não “teriam que votar novamente” depois de 2024. Ele deixou claro isso era para reforçar a importância da atual eleição e não uma ameaça à democracia americana.