Conteúdo editorial apoiado por

Por que a Lilly está vendendo seu medicamento para perda de peso com 50% de desconto?

O Zepbound é normalmente vendido em canetas auto-injetoras. Com os frascos, os pacientes precisam encher as seringas por conta própria, mas isso economiza tempo de produção para a Lilly

Bloomberg

Publicidade

A Eli Lilly está vendendo frascos de seu medicamento de emagrecimento Zepbound para pacientes nos EUA por US$ 399 por mês, enquanto trabalha para superar a escassez de suprimentos dos injetáveis extremamente populares.

Pacientes com receita para Zepbound podem comprar um suprimento mensal de frascos de uso único por meio do site direto ao consumidor da Lilly a partir desta terça-feira (27), informou a empresa em um comunicado. Os frascos estão com preços cerca de metade do custo das injeções, com uma dose maior custando US$ 549 por mês.

O Zepbound é normalmente vendido em canetas auto-injetoras. Com os frascos, os pacientes precisam encher as seringas por conta própria, mas isso economiza tempo de produção para a Lilly, permitindo que mais pacientes recebam o medicamento.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

Essa iniciativa faz parte do esforço “todos a bordo” da Lilly para aumentar a oferta de Zepbound e de um medicamento semelhante para diabetes chamado Mounjaro, em meio a escassez generalizada, disse o vice-presidente executivo Patrik Jonsson em uma entrevista. A empresa também oferece aos pacientes sem plano de saúde uma opção mais barata para injeções de emagrecimento, que podem custar mais de US$ 1.000 por mês.

Tanto a Lilly quanto a rival Novo Nordisk têm lutado para atender à demanda insaciável por seus medicamentos para obesidade — um mercado que deve atingir US$ 130 bilhões até o final da década. Wegovy e Zepbound têm tido disponibilidade intermitente desde seu lançamento, e a FDA ainda os considera em falta.

Embora o custo mais baixo possa reduzir os preços médios do Zepbound no curto prazo, o volume adicional dos frascos “pode se provar um compensador positivo” para as vendas da Lilly, disseram analistas do Morgan Stanley em uma nota.

Continua depois da publicidade

O preço dos frascos também pode aumentar a pressão sobre a Novo. Este é um recurso que a Novo não pode usar para seu próprio medicamento no momento, pois tem enfrentado dificuldades para produzir o suficiente do ingrediente ativo em seus medicamentos, semaglutida. Para a Lilly, a complexidade de fabricação de suas canetas injetoras tem engarrafado a oferta.

As ações da Lilly estavam pouco alteradas na abertura do mercado de Nova York. Elas subiram 63% este ano até o fechamento desta segunda-feira (26). As ações da Novo caíram 1,3% na Dinamarca.

Versões manipuladas

Devido à escassez, a FDA permite que farmácias de manipulação façam versões similares dos medicamentos. Embora sejam vendidas como tendo o mesmo ingrediente ativo que Zepbound ou Wegovy, esses medicamentos não são tão regulamentados quanto os medicamentos de marca e, em alguns casos, levaram pessoas ao hospital.

Continua depois da publicidade

As versões manipuladas costumam custar muito menos do que as versões de marca. Elas estão alimentando um mercado estimado em US$ 1 bilhão que compete diretamente com a Lilly e a Novo. A Hims & Hers Health, uma empresa de telemedicina que vende medicamentos de emagrecimento similares, caiu 4,2%.

“Oferecendo frascos de uso único, a Lilly melhora o acesso para os pacientes, removendo significativamente a necessidade de considerar o uso de um manipulador,” disse Evan Seigerman, da BMO Capital Markets, em uma nota.

No início deste ano, pacientes com dificuldades para preencher suas receitas começaram a pressionar a Lilly a vender o medicamento em frascos mais fáceis de produzir, como já faz em outros países. “Eles têm essa alavanca que poderiam usar aqui para aliviar a escassez,” disse Dave Knapp, que iniciou uma campanha nas redes sociais para pressionar a Lilly a #ReleaseTheVials, à Bloomberg News em abril.

Continua depois da publicidade

A empresa anunciou durante sua teleconferência de resultados no início de agosto que lançaria frascos de dose única de Zepbound. Na manhã desta terça-feira (27), Knapp disse que estava “honestamente surpreso” que a farmacêutica cumpriu a promessa.

“Estamos ouvindo o feedback,” disse Jonsson, que também é presidente da Lilly Cardiometabolic Health e Lilly USA.

Os frascos estão disponíveis apenas por meio da plataforma direta ao consumidor da Lilly, LillyDirect, para pacientes que pagam do próprio bolso.

Continua depois da publicidade

Diferente de ir através de farmácias de manipulação, pacientes e médicos sabem que estão recebendo medicamentos genuínos da Lilly com a dosagem correta, disse Jonsson. A empresa também incluirá instruções sobre como injetá-lo corretamente.

Além de aliviar a pressão de suprimentos, os frascos também ajudarão a expandir o acesso a milhões de pacientes no Medicare, que não cobrem Zepbound, e que também não são elegíveis para cupons de economia. A farmacêutica oferece reembolsos para aqueles cujos planos de seguro comercial não cobrem o medicamento, mas não para pessoas no Medicare.

A LillyDirect foi lançada no ano passado e agora atende “milhares” de pacientes a cada semana, segundo Frank Cunningham, vice-presidente do grupo de valor e acesso global da Lilly. Outras farmacêuticas, incluindo a Pfizer, lançaram recentemente serviços semelhantes.

© 2024 Bloomberg L.P.