Publicidade
No próximo domingo (18), cerca de 2,1 milhões de candidatos participam das provas do Concurso Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”. Eles disputam 6.640 vagas, com salários que podem chegar a R$ 22,9 mil.
Os portões abrem às 7h30 (horário de Brasília). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda aos candidatos organizar os seus documentos para não incorrer em imprevistos no dia da prova.
O edital prevê que o candidato é obrigado a levar um documento de identidade original com foto, tais como RG, CNH ou título de eleitor, que será apresentado antes da entrada na sala em que os exames serão aplicados. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas.
Se o candidato preferir, poderá usar documentos digitais, desde que obtido por aplicativos oficiais do governo (e-Título, CNH Digital e o RG digital). O ministério recomenda testar a conexão com a internet antes de sair de casa, e verificar se o celular está com bateria. Não serão aceitas cópias, mesmo que armazenadas na memória do telefone.
Consulta do local de prova
Para saber onde deverá realizar o exame, o candidato deverá fazer a consulta do cartão de confirmação por meio do site da organizadora do concurso, a Fundação Cesgranrio. Trata-se do mesmo site em que a pessoa fez a sua inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta gov.br. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão de confirmação no dia da prova.
Segundo a pasta, o cartão possui tudo o que o candidato precisará saber para acessar o local da prova. É por meio dessa pesquisa que ele ficará sabendo o número da sua inscrição, data, hora e local de prova. O principal motivo para fazer a consulta, segundo o Manual do Candidato, é para que as pessoas não errem o local das provas nem o horário.
Continua depois da publicidade
(Com Estadão Conteúdo)