Anac reforça supervisão sobre Voepass para garantir “condições adequadas” de voos

Agência afirmou que o contexto atual exige a intensificação da vigilância contínua e do monitoramento do serviço prestado pela empresa

Equipe InfoMoney

Publicidade

Em reunião com a Voepass realizada nesta sexta-feira (16), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) discutiu com a empresa as providências que deverão ser adotadas para garantir a normalidade das operações após o acidente ocorrido em 9 de agosto, em Vinhedo (SP).

Em comunicado oficial, a Anac afirma que, após priorizar a assistência às famílias das vítimas no primeiro momento, a agência iniciou uma operação assistida com o objetivo de manter a prestação do serviço da Voepass em condições adequadas.

“O gerenciamento da segurança na aviação civil é uma atividade contínua, realizada de forma constante pelos órgãos que compõem o sistema de aviação brasileiro”, diz a nota.

Continua depois da publicidade

Operadores aéreos, como a Voepass, devem enviar constantemente dados de desempenho de sua frota à Anac, o que inclui eventuais interrupções mecânicas, indisponibilidades de aeronave ou dificuldades em serviço.

No atual contexto pós-acidente aéreo, a Anac afirma que é importante intensificar a vigilância contínua e o monitoramento do serviço prestado pela empresa, estabelecendo parâmetros para evitar problemas na operação.

Atendimento aos passageiros

Em caso de atrasos, cancelamentos e interrupções do serviço de transporte aéreo, a Anac orienta os passageiros a contatarem a companhia aérea responsável pelo voo.

Continua depois da publicidade

“A empresa aérea deve cumprir os dispositivos previstos na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, que trata das condições gerais para o transporte de passageiros”, afirma a agência.

Segundo a Resolução nº 400, os casos de atrasos, cancelamentos e interrupções do serviço devem ser comunicados imediatamente pelas empresas, que devem manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados.

“A empresa aérea deve oferecer assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera no aeroporto, contado a partir do momento em que houve o atraso, o cancelamento ou a interrupção”, diz o comunicado da Anac.

Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.