Modelo de aeronave que caiu em SP é usado por aéreas regionais; conheça o ATR-72-500

O projeto da família ATR-72 está voltado desde sua origem para o transporte aéreo regional de passageiros, em rotas domésticas e operando em cidades médias e pequenas, que contam com aeroportos menos sofisticados

Equipe InfoMoney

(Reprodução/Instagram VoePass)
(Reprodução/Instagram VoePass)

Publicidade

Um avião da Voepass, antiga Passaredo, com 62 pessoas a bordo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Segundo a prefeitura da cidade e o governo do estado, não há sobreviventes.

A aeronave era um ATR-72-500, turboélice bimotor de médio porte fabricado pela empresa franco-italiana Avions de Transport Règional (ATR). Essa família de aeronaves é produzida desde a década de 1980.

O projeto da família ATR-72 está voltado desde sua origem para o transporte aéreo regional de passageiros, em rotas domésticas e operando em cidades médias e pequenas, que contam com aeroportos menos sofisticados.

Continua depois da publicidade

Por isso, ele é operado principalmente por companhias aéreas regionais, como a Voepass. Ele é projetado para operar em pistas de pouso com menos de 1.850 metros de comprimento, menores do que a de grandes aeroportos pelo mundo.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave que caiu em Vinhedo foi fabricada em 2010 e estava em estado regular.

Em nota, a ATR diz que está empenhada em apoiar a investigação como a companhia aérea: “A ATR foi informada que ocorreu um acidente em Vinhedo, Brasil, envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação como o cliente.”

Continua depois da publicidade

Confira as informações técnicas do ATR-72-500, segundo a fabricante: