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IBM e TD Synnex inauguram centro de excelência com foco em inteligência artificial

Parceiros terão acesso a infraestrutura e equipes das duas companhias

Iuri Santos

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A IBM e a TD Synnex inauguram nesta quinta-feira (1) o primeiro centro de excelência das empresas na América Latina. O espaço servirá para que empresas parceiras desenvolvam em parceria com as duas fundadoras soluções de inteligência artificial, automação, dados e segurança.

As empresas trabalham com uma expectativa de desbloqueio de produtividade para parceiros em até 50% com soluções desenvolvidas no espaço.

Espaço do centro de excelência da IBM e TD Synnex (Foto: Divulgação)

Localizado na sede da IBM, em São Paulo, o espaço funcionará sob um tripé baseado em pessoas e capacitação; instalações e infraestrutura; marketing e ativação. Serão 26 funcionários dedicados, mas parceiros que queiram desenvolver soluções ou fazer seus testes também irão dispor da estrutura de ambas as empresas.

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“É um centro de inovação aberta para cocriação de soluções que se alavancam por meio dessas tecnologias disruptivas, sobretudo inteligência artificial, dados, automação, infraestrutura de nuvem híbrida para geração de valor”, diz Tonny Martins, presidente da IBM para a América Latina. “Esse valor vem por meio de novos produtos, novos serviços, novos modelos de negócio, novos modelos de operação, aumento de produtividade e eficiência.”

Tonny Martins, presidente da IBM na América Latina. (Foto: Divulgação/IBM)

Instalações como laboratórios, serviços de nuvem, modelos de inteligência de IA, segurança e integrações poderão ser utilizados pelos parceiros. No modelo do centro, haverá acesso aos recursos os parceiros – empresas de soluções de tecnologia com acordos junto à IBM e TD Synnex – e clientes diretos.

“Vivemos nesse mercado de disrupção criativa. De tempos em tempos a tecnologia que você está usando, tem que jogar fora e fazer de um outro jeito”, aponta Otávio Lazarini, presidente da TD Synnex para América Latina. “Para isso, vamos levar para dentro do Centro um parceiro e o cliente final dele, ou um parceiro com vários clientes finais. Até mesmo o parceiro sozinho, para fazer um teste”, explica.

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Otávio Lazarini, presidente da TD Synnex para América Latina. (Foto: Divulgação)

Lidando com a escassez de profissionais

A inauguração busca atacar um dos problemas que tem sido encarados pelo mercado de inteligência artificial hoje: a formação de profissionais. Empresas ainda têm enfrentado dificuldades para lidar com a baixa quantidade de especialistas após a explosão da IA generativa e até mesmo a falta de cursos formais dedicados a engenheiros especializados.

A ideia é que o espaço sirva como formador, mas também permita acesso à mão de obra das duas companhias. Estudo da Mckinsey aponta que a IA generativa aumenta a produtividade em 45% e pode aumentar a receita das empresas em 4,7% ou mais.

“Quando se expande [dos 26 profissionais dedicados ao centro] a colaboração com os centros de pesquisa e desenvolvimento, os arquitetos, times de engenharia e vendas, são centenas de profissionais”, diz Martins, acrescentando que os parceiros teriam acesso também a tecnologias ou soluções desenvolvidas pelas multinacionais que se uniram para criar o espaço.

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Até 2026, 80% das grandes empresas devem ter incorporado a IA Generativa em seus negócios globalmente, segundo dados da Gartner divulgados em 2023.

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.